Notícias

Muro da EMEF Profª Maria Antonieta D’ Alckmin Basto recebe grafite para comemorar aniversário de 50 anos

A história da unidade e da comunidade foi contada nos muros em torno da escola; carta do escritor e poeta Oswald de Andrade em homenagem à esposa também foi registrada

Publicado em: 16/03/2023 15h31 | Atualizado em: 16/03/2023
Fotografia de um muro com grafite e várias pessoas na calçada observando a arte.

Em celebração aos seus 50 anos, a EMEF Profª Maria Antonieta D”Alckimin Basto registrou nos muros da escola um pouco da sua história e principais fatos que ocorreram no bairro e na unidade ao longo dos anos.

A escola, que fica localizada no bairro da Vila Olímpia, foi constituída como EMEF Profa Maria Antonieta D”Alckimin Basto em 11 de março de 1971. A comunidade escolar percebeu que, com o passar do tempo, a região foi perdendo as características de um bairro residencial, se tornando uma área comercial com características corporativas.

Com o propósito de resgatar a história da unidade e da região e reaproximar a comunidade, os gestores, os professores e os estudantes da escola, juntamente com os pais e os moradores, realizaram alguns encontros para dar vida à ação. A partir disso, foram definidos e compartilhados os materiais e as fotos que iriam compor as imagens nos muros.

O grupo de artistas do Sou Favela Grafite realizou oficinas com os estudantes ensinando algumas técnicas da pintura em grafite. Após o treinamento, os alunos puderam fazer alguns trabalhos e desenhos com temáticas desenvolvidas em aulas regulares como racismo, empoderamento feminino e bullying.

Composição com três fotografias mostrando estudantes observando documentos, um muro com grafite e mais outro muro com grafite e escrita.

As artes dos estudantes foram selecionadas e os materiais históricos escolhidos foram registrados nos muros pelos artistas em uma sequência de imagens. Há também o registro de uma carta que Oswald de Andrade escreveu para sua última esposa, Maria Antonieta D’Alckimin.

Maria Antonieta foi orientadora pedagógica da unidade que, inclusive, recebeu o nome da professora. O projeto contou, também, com a Construtora Gamaro, que financiou parcialmente a pintura nos muros.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Em uma sala de aula vista em plano aberto e levemente elevado, estudantes de diferentes tons de pele — com os rostos fora do enquadramento — escrevem em cadernos e colaboram ao redor de uma mesa com cartazes, marcadores, post-its e os materiais “Grêmio Estudantil” e “CMC”, enquanto um painel central destaca os conceitos de convivência, respeito, diálogo, empatia, escuta ativa, cultura de paz e gestão democrática, acompanhados de mensagens como “Todos têm voz” e “Conflitos se resolvem com diálogo”. Ao fundo, banners sobre Grêmio Estudantil e Comissão de Mediação de Conflitos reforçam temas como participação, protagonismo, diálogo, mediação e construção coletiva de soluções em um ambiente escolar colorido e acolhedor.

Comissões de Mediação de Conflitos e Grêmios Estudantis promovem encontros regionais  

Publicado em: 04/08/2026 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro participantes estão sentados em poltronas durante um painel em um evento, enquanto uma mulher fala ao microfone e gesticula. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa Material Escolar, com logotipo, QR Code e elementos gráficos relacionados à iniciativa.
Em primeiro plano, objetos produzidos em impressora 3D, como um polvo, um dado geométrico e peças didáticas, estão dispostos sobre uma mesa. Ao fundo, equipamentos e protótipos de robótica aparecem desfocados, representando atividades voltadas à inovação, tecnologia e aprendizagem prática em ambiente educacional.
Criança vista de costas lê um livro ilustrado em um espaço de leitura, cercada por estantes e caixas organizadoras repletas de livros infantis. O ambiente é iluminado e acolhedor, remetendo a uma biblioteca escolar e incentivando o hábito da leitura.

Prefeitura distribui mais de 1 milhão de livros para o Programa Minha Biblioteca

Publicado em: 03/08/2026 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Publicado em: 03/08/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.683