Notícias

Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs

Evento celebra a diversidade, valoriza identidades e dá visibilidade às práticas antirracistas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal

Publicado em: 24/11/2025 12h51 | Atualizado em: 26/11/2025

 

Design Sem Nome (6)

Em um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas antirracistas, a Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais reune cerca de 2 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino com uma programação em cinco CEUs em diferentes regiões da cidade entre os dias 24 e 28 de novembro.  

Entre as atividades estão contação de histórias, saraus, com destaque para o Sarau no Kintal e Sarau das Pretas, jogos, oficinas de ilustração, HQ e dança, apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) e muito mais. As ações acontecem nos CEUs Cantos do Amanhecer, Inácio Monteiro, Cidade Dutra, Carrão e Jardim Paulistano.  

Com a temática “Educação Antirracista no enfrentamento as desigualdades educacionais”, o evento promove momentos de reflexão em torno de práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas ao longo do ano letivo, que promovem a valorização da diversidade, o fortalecimento da identidade e a promoção da equidade racial nas escolas da cidade. 

Entre os destaques da programação está a apresentação musical “Sonoridades da África”, além da oficina de Dança Afro conduzida pela professora Cibelle de Paula da EMEF Vinicius de Moraes, da Oficina Orikis – Grafias Ancestrais e Negrafias, e da oficina de HQ com Jefferson Costa e Rafael Calça, autores da série “Jeremiais”. 

A mostra foi organizada pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial (NEER) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), em parceria com as equipes das Divisões Pedagógicas (DIPED), e integra uma série de ações que buscam trazer reflexões críticas, divulgar e fortalecer as práticas antirracistas que acontecem diariamente nas unidades educacionais. 

Novembro Negro  

O mês de novembro representa um marco fundamental na luta antirracista no Brasil. Ainda que o compromisso com uma educação antirracista seja de janeiro a janeiro, ao destacar a luta de Zumbi dos Palmares, com o dia da Consciência Negra, a Rede Municipal fortalece seu compromisso com a valorização das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

«1 2 3 1.658