Notícias
Mostra Cultural na EMEI Professora Dinah Fernandes Costa
Projeto contou com a participação da gestão, dos alunos e familiares.
Publicado em: 07/12/2016 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020Durante todo o ano letivo de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Dinah Fernandes Costa, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA) “Música e Arte Na Construção de Um Currículo Integrador”. No dia 26 de novembro realizou uma mostra cultural com danças, apresentações musicais, além da exposição de todas as atividades realizadas pelas crianças, professores e familiares.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Darci Nunes, “o projeto foi idealizado com o objetivo de ampliar o repertório musical, cultural e artístico de nossas crianças, ampliando as possibilidades de promover a cultura da infância e valorizar o protagonismo infantil, aprofundando a implementação de um trabalho com o Currículo Integrador”, afirmou.
A fim de ampliar as possibilidades lúdicas com sons e brincadeiras diversas que proporcionassem às crianças o exercício da autonomia e construção de suas identidades, o corpo docente investiu na organização de um espaço educativo destinado à criação de um Parque Sonoro para a escola.
As professoras participaram de oficinas de confecção de instrumentos musicais e posteriormente, durante o horário de aula, levaram o projeto para as suas salas e o desenvolveu com as crianças, bem como com os seus familiares durante as oficinas dos objetos sonoros.
O projeto Parques Sonoros pertence ao “Programa São Paulo Carinhosa” e é orientado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o qual visa transformar materiais reciclados em instrumentos musicais, com o intuito de proporcionar às crianças e bebês a possibilidade de explorar os sons livremente.
No dia da Mostra Cultural além da exposição, as crianças também fizeram apresentações de danças típicas de diversas regiões, e foram acompanhadas pelos instrumentos musicais produzidos com o auxílio das professoras.
A Coordenadora Pedagógica da EMEI ainda frisou que “foi possível perceber resultados positivos proporcionados pelo projeto, como a ampliação do repertório musical e artístico das crianças, que passaram a expressar seu imaginário e o prazer em descobrir e inventar novos sons. Conseguimos, também, envolver as famílias, que tiveram maior participação nas atividades promovidas pela escola no ano de 2016”, finalizou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
Prefeitura de São Paulo inaugura sala do Pontos de Afeto no prédio da Coordenadoria de Alimentação Escolar
Publicado em: 30/10/2024 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre SESI e Secretaria Municipal de Educação promove oferta de EJA para o Ensino Médio nos CEUs
Publicado em: 30/10/2024 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação realiza o lançamento das pedras fundamentais dos novos CEUs do 2º lote da Parceira-Público-Privada
Publicado em: 30/10/2024 3h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação entrega CEMEI Celina Guimarães Vianna para atender bebês e crianças de até cinco anos
Publicado em: 30/10/2024 2h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de São Paulo participam de evento internacional da ONU em Nova York
Publicado em: 30/10/2024 1h18 - em Educomunicação