Notícias

Mostra Cultural na EMEI Professora Dinah Fernandes Costa

Projeto contou com a participação da gestão, dos alunos e familiares.

Publicado em: 07/12/2016 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020

mostra_cultural_na_EMEI_professora_dinah_fernandes_costa_740_x_430.jpg

Durante todo o ano letivo de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Dinah Fernandes Costa, desenvolveu o Projeto Especial de Ação (PEA) “Música e Arte Na Construção de Um Currículo Integrador”. No dia 26 de novembro realizou uma mostra cultural com danças, apresentações musicais, além da exposição de todas as atividades realizadas pelas crianças, professores e familiares.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Darci Nunes, “o projeto foi idealizado com o objetivo de ampliar o repertório musical, cultural e artístico de nossas crianças, ampliando as possibilidades de promover a cultura da infância e valorizar o protagonismo infantil, aprofundando a implementação de um trabalho com o Currículo Integrador”, afirmou.

A fim de ampliar as possibilidades lúdicas com sons e brincadeiras diversas que proporcionassem às crianças o exercício da autonomia e construção de suas identidades, o corpo docente investiu na organização de um espaço educativo destinado à criação de um Parque Sonoro para a escola.

As professoras participaram de oficinas de confecção de instrumentos musicais e posteriormente, durante o horário de aula, levaram o projeto para as suas salas e o desenvolveu com as crianças, bem como com os seus familiares durante as oficinas dos objetos sonoros.

O projeto Parques Sonoros pertence ao “Programa São Paulo Carinhosa” e é orientado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o qual visa transformar materiais reciclados em instrumentos musicais, com o intuito de proporcionar às crianças e bebês a possibilidade de explorar os sons livremente.

No dia da Mostra Cultural além da exposição, as crianças também fizeram apresentações de danças típicas de diversas regiões, e foram acompanhadas pelos instrumentos musicais produzidos com o auxílio das professoras.

A Coordenadora Pedagógica da EMEI ainda frisou que “foi possível perceber resultados positivos proporcionados pelo projeto, como a ampliação do repertório musical e artístico das crianças, que passaram a expressar seu imaginário e o prazer em descobrir e inventar novos sons. Conseguimos, também, envolver as famílias, que tiveram maior participação nas atividades promovidas pela escola no ano de 2016”, finalizou.

Confira uma galeria de imagens da Mostra Cultural

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Banheiro organizado com detalhes em pedras e pias coloridas
Fotografia de público na Formação Codae

SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas

Publicado em: 20/02/2025 6h38 - em Alimentação Escolar

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

1 2 3 1.498