Notícias

Melhores colocados em torneios de jogos de tabuleiro recebem medalhas 

Premiações são referentes aos eventos que ocorreram em formato on-line em 2020 

Publicado em: 24/02/2021 19h28 | Atualizado em: 04/05/2021
estudante recebe medalha. imagens dos jogos de xadrez, go, jogo da onça e mancala

Estudante Beatriz, da EMEF Geny Maria

Com o retorno às aulas presenciais de parte dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, começam a ser entregues as medalhas para 178 estudantes vencedores no festivais de jogos de tabuleiro. Desenvolvidos on-line em 2020, um total de 1.272  alunos e professores participaram de ações envolvendo Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Go.

O Programa Jogos de Tabuleiro faz parte da Coordenadoria dos CEUs e anualmente promove torneios de jogos que integram milhares de estudantes e professores de diversas regiões da cidade. No ano de 2020, devido ao período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19, as práticas tiveram de ser ajustadas para a modalidade a distância.

O desafio foi contornado com o uso das tecnologias em competições on-line. Os enxadristas participaram de torneios de xadrez utilizando um site especializado no oferecimento desta prática, o Chess (Xadrez). Gincanas de perguntas e respostas sobre xadrez e Mancala Awelé, nas quais os jogadores resolvem problemas típicos dos jogos com diferentes níveis de dificuldade foram promovidas, além de um Circuito de Go realizado no site www.ogs.com.

Outra inovação foi o Concurso Cultural do Jogo da Onça, cujo objetivo foi incentivar a construção de um tabuleiro do jogo utilizando materiais alternativos. Ação possibilitou a prática do jogo em casa com membros da família.

Premiações 

Com a volta das atividades presenciais, 178 estudantes e professores que conquistaram as melhores colocações nos eventos on-line recebem medalhas. São contemplados com certificados de participação 84 Unidades Escolares, de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação.

[Confira a tabela com todos os premiados]

Programa Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Educação 

A iniciativa estimula a prática de quatro jogos de tabuleiro: Xadrez, Mancala Awelé, Jogo da Onça e Jogo de Go. O Programa Jogos de Tabuleiro (PJT) atende às diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação e destina-se aos estudantes matriculados nas escolas municipais de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos.

O PJT promove o ensino das técnicas de quatro jogos de tabuleiro abordando questões históricas e culturais dos povos de quatro continentes: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e Jogo Go (Ásia). Valoriza o aspecto lúdico dos jogos como recurso pedagógico e de apoio ao Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais, favorecendo o processo de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes por meio da interdisciplinaridade.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 3 4 5 6 7 1.670