Notícias

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos podem ser feitas em unidades da Rede Municipal

Jovens e Adultos acima dos 15 anos podem fazer inscrição para o EJA em um dos cerca de 680 polos de atendimento

Publicado em: 07/08/2019 11h36 | Atualizado em: 30/11/2020

imagem.eja_740x430.jpg

Jovens e Adultos que desejam retomar os estudos podem procurar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) para realizarem cadastro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano na escola mais próxima da residência que ofereça a modalidade escolhida e são destinadas para pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) na idade convencional.

Para fazer a inscrição o interessado deve levar original e cópia do documento e do comprovante de endereço; duas fotos 3×4; comprovante de escolaridade (que pode ser histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela escola de origem) e caso não tenha comprovante de escolaridade, o interessado pode solicitar uma prova de classificação.

Quem já cursou parte do Ensino Fundamental pode iniciar o curso do ponto onde parou, apresentando o histórico escolar ou, no caso de não possuir documento comprobatório, fazendo uma prova de classificação.

É possível cursar a EJA em EMEFs e EMEFMs, nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) ou em entidades parceiras. Atualmente, a cidade possui cerca de 680 polos que atendem a modalidade.

Confira as modalidades de EJA oferecidas na Rede Municipal

EJA Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no período noturno, das 19h às 23h (período de 4 horas), cinco vezes por semana. A formação é dividida em quatro etapas: Alfabetização (dois semestres), Básica (dois semestres), Complementar (dois semestres) e Final (dois semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

EJA Modular: oferecido nas escolas que aderiram a este Projeto, no período noturno, apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios que são organizados em quatro módulos de 50 dias letivos e também em atividades de enriquecimento curricular. Os módulos são independentes, não sequenciais e se desenvolvem em encontros de 2h15m, cinco vezes por semana, além de atividades optativas, com duração de 1h30, para enriquecimento curricular.

CIEJA (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos) normalmente funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, apresentando um período obrigatório de aulas diárias de 2 horas e 15 minutos, cinco vezes por semana. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada.

Existe também o atendimento na modalidade Movimento de Alfabetização (MOVA-SP) que é oferecido em entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As aulas acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno, de segunda a quinta-feira, com duração de 2 horas e 15 minutos.

Confira a relação de escolas com EJA Regular

Confira a relação de escolas com EJA modular.

Clique aqui e confira a relação completa dos CIEJAs

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210