Notícias

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos podem ser feitas em unidades da Rede Municipal

Jovens e Adultos acima dos 15 anos podem fazer inscrição para o EJA em um dos cerca de 680 polos de atendimento

Publicado em: 07/08/2019 11h36 | Atualizado em: 30/11/2020

imagem.eja_740x430.jpg

Jovens e Adultos que desejam retomar os estudos podem procurar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) para realizarem cadastro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano na escola mais próxima da residência que ofereça a modalidade escolhida e são destinadas para pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) na idade convencional.

Para fazer a inscrição o interessado deve levar original e cópia do documento e do comprovante de endereço; duas fotos 3×4; comprovante de escolaridade (que pode ser histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela escola de origem) e caso não tenha comprovante de escolaridade, o interessado pode solicitar uma prova de classificação.

Quem já cursou parte do Ensino Fundamental pode iniciar o curso do ponto onde parou, apresentando o histórico escolar ou, no caso de não possuir documento comprobatório, fazendo uma prova de classificação.

É possível cursar a EJA em EMEFs e EMEFMs, nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) ou em entidades parceiras. Atualmente, a cidade possui cerca de 680 polos que atendem a modalidade.

Confira as modalidades de EJA oferecidas na Rede Municipal

EJA Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no período noturno, das 19h às 23h (período de 4 horas), cinco vezes por semana. A formação é dividida em quatro etapas: Alfabetização (dois semestres), Básica (dois semestres), Complementar (dois semestres) e Final (dois semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

EJA Modular: oferecido nas escolas que aderiram a este Projeto, no período noturno, apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios que são organizados em quatro módulos de 50 dias letivos e também em atividades de enriquecimento curricular. Os módulos são independentes, não sequenciais e se desenvolvem em encontros de 2h15m, cinco vezes por semana, além de atividades optativas, com duração de 1h30, para enriquecimento curricular.

CIEJA (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos) normalmente funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, apresentando um período obrigatório de aulas diárias de 2 horas e 15 minutos, cinco vezes por semana. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada.

Existe também o atendimento na modalidade Movimento de Alfabetização (MOVA-SP) que é oferecido em entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As aulas acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno, de segunda a quinta-feira, com duração de 2 horas e 15 minutos.

Confira a relação de escolas com EJA Regular

Confira a relação de escolas com EJA modular.

Clique aqui e confira a relação completa dos CIEJAs

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259