Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Academia Estudantil de Letras
Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Relacionadas

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil

Assembleia para eleição de novos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar
Publicado em: 04/08/2015 11h44 - em Conselho de alimentação escolar CAE

Aula inaugural da UAB no CEU Parque Bristol
Publicado em: 18/06/2015 5h07 - em CEU e COCEU

Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues completa 35 anos
Publicado em: 08/06/2015 9h44 - em Acervo

UAB abre inscrições para curso de Pedagogia
Publicado em: 28/05/2015 10h09 - em Secretaria Municipal de Educação