Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste
Secretaria Municipal de Educação
CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Seminário Juntos pela Aprendizagem “Práticas e Possibilidades de atuação do Quadro de Apoio”
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari
Relacionadas
DRE Ipiranga oferece seminário sobre direitos de aprendizagem
Publicado em: 27/04/2016 3h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Dialogando com os gestores na Educação Infantil
Publicado em: 27/04/2016 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
X Festival Regional de Xadrez Por Equipe no CEU Quinta Do Sol
Publicado em: 27/04/2016 3h14 - em CEU e COCEU
SME oferece 100 vagas em curso de Extensão Universitária
Publicado em: 27/04/2016 2h52 - em CEU e COCEU
Música: uma das possibilidades na busca da Educação Integral
Publicado em: 27/04/2016 2h17 - em Ensino Fundamental e Médio