Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEUs estão com programação especial nas bibliotecas
Educomunicação
PodConversar: Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação lança série de podcasts em parceria com o G20 Brasil
Secretaria Municipal de Educação
Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS
CEU e COCEU
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Relacionadas
DRE Ipiranga oferece curso “Diálogos para a construção de currículos na EJA”
Publicado em: 25/04/2016 2h52 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Manoel Fiel Filho apresenta o patrono da escola para os alunos
Publicado em: 25/04/2016 2h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Plateia SME – edição de 25 de abril
Publicado em: 25/04/2016 2h15 - em CEU e COCEU
SME recebe a Coordenação do Fórum de Educação Infantil
Publicado em: 25/04/2016 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Teatro de Fantoches na Biblioteca do CEU Três Lagos
Publicado em: 20/04/2016 8h13 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro