Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP lança programa Cuidando da Escola e anuncia recurso de R$ 231,6 milhões para melhorias de escolas e ações do grêmio estudantil
Secretaria Municipal de Educação
Narrativas de Refúgio é tema de apresentação que ocorre em 10 CEUs da capital
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022
Educação de Jovens e Adultos
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Secretaria Municipal de Educação
Visita à tumba, foto com esfinge e desenhos nas paredes fazem parte de exposição “Egito antigo: Na Cidade do Sol”
Relacionadas

CEU São Mateus promove curso solidário para candidatos do concurso
Publicado em: 28/10/2015 11h32 - em CEU e COCEU

Plano de Trabalho e/ou Metas – 2015
Publicado em: 28/10/2015 10h49 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Curso sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Publicado em: 28/10/2015 10h07 - em Educação Infantil

CEU Rosa da China recebe sarau musical com Periferia Invisível
Publicado em: 27/10/2015 5h11 - em CEU e COCEU

CEU Formosa recebe a dupla Tchesco e Leandro
Publicado em: 27/10/2015 5h06 - em CEU e COCEU