Notícias

Março Mulher no CEU Sapopemba

Atividades Culturais, oficinas e palestras são destaques deste mês

Publicado em: 09/03/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020

marco_mulher_ceu_sapopemba_740_x_430.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba realizará diversas atividades no decorrer do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher dentro da programação do Março Mulher organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Shows, debates, contação de histórias, oficinas de dança e artesanato estão entre os destaques deste mês.

As atividades tiveram início no dia 8 de março, com a professora Cibelle de Paula, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vinicius de Moraes, que realizou uma oficina de Coco e Jongo, danças de matriz africana que simbolizam a resistência negra na cultura brasileira, seguidas de roda de conversa sobre a autoestima feminina.

Os professores das unidades escolares do CEU Sapopemba terão oportunidade de participar de uma oficina de turbantes, no dia 14/03, que também será realizada pela Professora Cibelle.

No dia 15/03 a cantora Áurea Martins, conhecida como a Dama Negra da Música, que já dividiu o palco com Alcione, Emílio Santiago, Elza Soares e Milton Nascimento se apresentará no teatro do CEU Sapopemba às 20h. A entrada é franca e serão distribuídos dois ingressos por pessoa, que deverão ser retirados com uma hora de antecedência.

Com o objetivo de debater a História da Luta das Mulheres e a Violência Doméstica junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Técnica Estadual (ETEC) Sapopemba e da comunidade, o CEU Sapopemba convidou o Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) – Casa Zizi, que tratará dos dois temas em uma palestra no dia 22/03, às 19h30.

No dia 29/03, um coletivo da comunidade realizará uma roda de samba que tem a proposta de tratar o papel da mulher no samba e homenagear algumas das grandes sambistas e compositoras deste segmento.

O Sarau Musical do CEU Sapopemba trará a discussão da luta das mulheres por meio de músicas, poemas, contos, danças, teatro e outras linguagens artísticas. Durante o Sarau, a Professora Cibelle de Paula apresentará a história das bonecas Abayomi (feitas de tranças ou nós, símbolo de resistência, tradição e poder feminino) e ensinará os participantes a confeccioná-las. O Sarau acontecerá no dia 30/03, às 20h, na biblioteca do CEU Sapopemba.

Além do Sarau, a biblioteca iniciou o mês de março com uma exposição de livros de autoras brasileiras, com o tema “Leia Mulheres”, resgatando a literatura nacional e a importância e influência de autoras como Raquel de Queiroz, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Ana Maria machado, entre outras. Contos, poesias e trechos dos livros destas autoras serão apresentados aos alunos das unidades escolares e comunidade na forma de contação de histórias.

Até o dia 11 de março, serão apresentados os contos africanos: “As duas mulheres e o céu”; “Rapunzel e o Quibungo”; “Para casar-se com o Sangba”; “O Sumiço da filha do chefe”.

Encerrando o mês, no dia 31 de março, às 20h, a cantora Fafá de Belém se apresentará no teatro do CEU, apresentando seu novo CD “Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso”. A entrada é franca e os ingressos, apenas dois por pessoa, serão distribuídos duas horas antes do início do show.

Serviço:

Março Mulher 2016 no CEU Sapopemba

8/3 às 8h – Oficina de Coco e Jongo

14/3 às 12h – Oficina de turbante

15/3 às 20h – Show da cantora Áurea Martins ( a dama negra da música)

22/3 às 19h30 – Palestra sobre História da Luta das Mulheres e a Violência Doméstica com o Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM ) – Casa Zizi

29/3 às 20h – Roda de Samba

30/03 às 20h – Sarau Musical

31/3 às 20h – Show de Fafá de Belém

8/3 a 11/3 – Apresentações de Contos africanos, na Biblioteca.

1/3 a 31/3 – Exposição de livros “Leia Mulheres”, na Biblioteca.

CEU Sapopemba
Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n – Jardim Sapopemba
Tel: 2075-9100

Confira a Programação completa do Março Mulher.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299