Notícias

Mais de 600 estudantes da rede municipal de São Paulo participam de desafio virtual e criam máquinas de reação em cadeia

Atividades que antes eram desenvolvidas presencialmente foram adaptadas para o período de distanciamento e o resultado foi maior envolvimento familiar no método de ensino aprendizagem

Publicado em: 01/03/2021 18h20 | Atualizado em: 01/03/2021
Máquina de Reação em Cadeia - Use Máscara

As aulas presenciais estão voltando, mas durante a pandemia os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo puderam se reinventar e se adaptar ao ensino remoto. Neste contexto, o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital paulista, lançou o Desafio Virtual de Tecnologias para Aprendizagem – Máquina de Reação em Cadeia. Como resultado, 562 vídeos foram recebidos com as invenções de 602 estudantes, direcionados por 217 Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs).  Participaram 217 escolas municipais.

A atividade foi lançada para o Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.  Com a realização das atividades escolares nas residências e os kits de robótica nas escolas, a provocação foi construir uma máquina com materiais simples disponíveis em casa e ainda poder chamar a família para interagir. Da forma mais complexa e divertida possível, a missão era colocar uma bolinha dentro de um copo ou trabalhar a mensagem sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia.

O desafio à distância aconteceu de setembro a novembro/20 e substituiu a JAM de Robótica, que em anos anteriores era realizada presencialmente. JAM é uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos e produzir um protótipo robótico. Eles utilizam suas habilidades, conhecimentos e pensam juntos em uma solução para o desafio.

Veja o evento realizado em outros anos:

Escolas Municipais participam de evento de Robótica

Estudantes de escolas municipais participam de desafio de robótica

CEU Jambeiro recebe edição do “Jam de Robótica 2016”

O que é uma máquina de reação em cadeia?

A Máquina de Reação em Cadeia é um dispositivo em que cada ação desencadeia uma outra ação. O protótipo poderia ser construído fisicamente ou virtualmente com a plataforma Scratch. Um dos requisitos obrigatórios era o uso de uma máquina simples (instrumentos que poderiam funcionar como plano inclinado, polia ou alavanca). Os estudantes tinham três opções para escolher como desenvolvê-la:

Opção 1 – a tarefa era colocar uma bolinha em um copo de forma divertida, usando dois tipos de máquinas simples à escolha do estudante.

Opção 2 – o objetivo era avisar as pessoas sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, usando três tipos de máquina simples.

Opção 3 – a atividade também era conscientizar sobre a importância do uso de máscara durante a pandemia, porém a máquina deveria ser construída de maneira virtual por meio da plataforma Scratch, usando dois tipos de máquina simples.

Além dos aprendizados desenvolvidos pela construção da própria máquina, os estudantes gravaram a experiência em vídeo, fizeram edição e subiram o material nas plataformas virtuais.  O desafio fez com que familiares e até os bichinhos de estimação se envolvessem na proposta para concretizar a tarefa.

Clique nas imagens abaixo para assistir os vídeos que mostram a originalidade e criatividade de alguns estudantes na resposta ao desafio: 

1.Use Máscara

Máquina de Reação em Cadeia - Use Máscara

Estudante: Mariana Trajano de Almeida, 13 anos – 8° Ano

Professora: Marcia de Castro Moreira

Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro

2. Até o cachorro ajudou

Máquina De Reação Em Cadeia Até O Cachorro Ajudou

Estudante: Sophia Marana Campos, 8 anos – 3º Ano

Professora: Paula Ramalho dos Santos

Escola: EMEF Engenheiro José Amadei, DRE Capela do Socorro

3. Estudante, sozinho, fez a programação em Arduino*

(*Plataforma para criar projetos de linguagem de programação.)

Máquina De Reação Em Cadeia Arduino

Estudante: Jonathan Brian Melquides Domingues, 14 anos – 8º Ano

Professora: Carla Regina de Oliveira Alves

Escola: CEU EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, DRE Capela do Socorro

4. Educação de Jovens e Adultos

Máquina de Reação em Cadeia feito por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos

Estudante: Marizelia Ferreira do Nascimento, 47 anos – 6º Ano

Professora: Luciana Lopes da Silva

Escola: CEU EMEF Maria Clara Machado, DRE São Miguel Paulista

5. Participação da família

Máquina de Reação em Cadeia com a família participando

Estudante: Felipe Zeuli Biller dos Santos, 9 anos – 4º Ano

Professora: Marcia de Castro Moreira

Escola: EMEF Professora Geny Maria Muniz Almeida Klein Pussinelli, DRE Capela do Socorro

Programados em Scratch:

6. Colocando a bolinha em um copo

Máquina de Reação em Cadeia Scratch 1 João Camargo

Estudantes: João Camargo Terzulli

Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira

Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera

7. Importância do uso da máscara

Máquina de Reação em Cadeia Scratch 2 Marcos Paulo

Estudante: Marcos Paulo Bornhold Da Costa, 13 anos – 8º Ano

Professor: Maria Bernadete Vale Ferreira

Escola: EMEF Presidente Kennedy, DRE Itaquera

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

II Café Literário “Versos em tom e rima” acontece no CEU Parque Anhanguera
Secretaria realiza seminários para dar continuidade à implantação do Programa Na Mesma Mesa.

Secretaria realiza seminários para dar continuidade à implantação do Programa Na Mesma Mesa.

Publicado em: 29/10/2015 11h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEF Lourenço Filho promove sarau

EMEF Lourenço Filho promove sarau

Publicado em: 29/10/2015 11h01 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário sobre o PNAIC na DRE Santo Amaro

Seminário sobre o PNAIC na DRE Santo Amaro

Publicado em: 28/10/2015 5h20 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Mostra Cultural do Frei

Mostra Cultural do Frei

Publicado em: 28/10/2015 4h46 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.454 1.455 1.456 1.457 1.458 1.488