Notícias

Recreio nas Férias promove visita do CEU Três Lagos à Fundação Dorina Nowill

Crianças aprenderam mais sobre deficiência visual e as atividades do local

Publicado em: 22/01/2016 14h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Fundacao Dorina_740x430.jpg

Crianças participantes do Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos, visitaram a Fundação Dorina Nowill para Cegos na última quarta, 20 de janeiro. Guiada por monitores da Fundação, a visita passou por diversos espaços da Fundação onde as crianças puderam aprender mais sobre deficiência visual e as atividades do local.

A Fundação Dorina Nowill se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis. A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Na primeira parada da visita, as crianças foram informadas sobre a existência de diversos graus de deficiência visual e a diferença entre pessoas cegas, que não enxergam nada, e de baixa visão, aquelas que veem apenas vultos. Logo em seguida, os pequenos conheceram um mapa adaptado para pessoas de ambos os casos. Nele, ruas e casas apresentam diferentes níveis de textura e cores para que seja possível diferenciá-las. O mapa também contem adesivos em braille para que seja possível saber o nome dos locais.

Em seguida, a monitora conduziu as crianças até a Sala Memorial Dorina Nowill, que homenageia a senhora Dorina, primeira professora cega do Brasil e responsável por criar a Fundação. Nesta sala, os participantes do Recreio ainda participaram de um exercício sensorial no qual tinham de fechar os olhos e adivinhar o objeto utilizando outros sentidos. As crianças puderam ainda ver a exposição da Fundação e conhecer objetos como, por exemplo, uma maquina de escrever braille.

Para finalizar a visita, as crianças aprenderam sobre a importância da bengala e dos pisos táteis de alerta e direcional e, por meio de uma dinâmica, foram orientadas sobre como podem ajudar e conduzir pessoas com deficiência visual quando necessário.

Recreio nas Férias – Em sua 30ª edição, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá em 71 polos distribuídos pela cidade. Haverá centenas de atividades esportivas e culturais, além de passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC.

Como participar – Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma Escola Municipal, basta se inscrever em um dos Polos levando autorização assinada pelos pais. Além da programação, refeições e lanches serão servidos diariamente para os quase 28 mil participantes. As inscrições estão abertas nos Polos até o preenchimento das vagas.

Confira a galeria de fotos da visita do CEU Três Lagos à Fundação Dorina Nowill.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211