Notícias

Recreio nas Férias promove visita do CEU Três Lagos à Fundação Dorina Nowill

Crianças aprenderam mais sobre deficiência visual e as atividades do local

Publicado em: 22/01/2016 14h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Fundacao Dorina_740x430.jpg

Crianças participantes do Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos, visitaram a Fundação Dorina Nowill para Cegos na última quarta, 20 de janeiro. Guiada por monitores da Fundação, a visita passou por diversos espaços da Fundação onde as crianças puderam aprender mais sobre deficiência visual e as atividades do local.

A Fundação Dorina Nowill se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis. A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.

Na primeira parada da visita, as crianças foram informadas sobre a existência de diversos graus de deficiência visual e a diferença entre pessoas cegas, que não enxergam nada, e de baixa visão, aquelas que veem apenas vultos. Logo em seguida, os pequenos conheceram um mapa adaptado para pessoas de ambos os casos. Nele, ruas e casas apresentam diferentes níveis de textura e cores para que seja possível diferenciá-las. O mapa também contem adesivos em braille para que seja possível saber o nome dos locais.

Em seguida, a monitora conduziu as crianças até a Sala Memorial Dorina Nowill, que homenageia a senhora Dorina, primeira professora cega do Brasil e responsável por criar a Fundação. Nesta sala, os participantes do Recreio ainda participaram de um exercício sensorial no qual tinham de fechar os olhos e adivinhar o objeto utilizando outros sentidos. As crianças puderam ainda ver a exposição da Fundação e conhecer objetos como, por exemplo, uma maquina de escrever braille.

Para finalizar a visita, as crianças aprenderam sobre a importância da bengala e dos pisos táteis de alerta e direcional e, por meio de uma dinâmica, foram orientadas sobre como podem ajudar e conduzir pessoas com deficiência visual quando necessário.

Recreio nas Férias – Em sua 30ª edição, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá em 71 polos distribuídos pela cidade. Haverá centenas de atividades esportivas e culturais, além de passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC.

Como participar – Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma Escola Municipal, basta se inscrever em um dos Polos levando autorização assinada pelos pais. Além da programação, refeições e lanches serão servidos diariamente para os quase 28 mil participantes. As inscrições estão abertas nos Polos até o preenchimento das vagas.

Confira a galeria de fotos da visita do CEU Três Lagos à Fundação Dorina Nowill.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um tablet e duas mãos, uma segurando o aparelho e outra em movimento de tocar a tela.

Ciclo da escuta ativa continua nesta segunda-feira com as DREs Pirituba e Penha

Publicado em: 24/09/2021 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Criativos Na Escola

Desafio Criativos da Escola recebe inscrições para trabalhos do ciclo autoral

Publicado em: 23/09/2021 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

Educação convoca para escolha de escola mais aprovados em concurso

Publicado em: 23/09/2021 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191