Notícias

Oficina de Educomunicação do CEU Navegantes é destaque no Recreio nas Férias

Crianças foram jornalistas por um dia e expressaram suas opiniões sobre a 30ª edição do programa

Publicado em: 22/01/2016 10h23 | Atualizado em: 30/11/2020

Noticia_740x430.jpg

Crianças que estão participando do Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação (SME), no Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes foram jornalistas por um dia. A oficina de Educomunicação foi um dos destaques da programação da unidade nessa 30ª edição do programa.

Marcelo Sena, coordenador de ação educacional do CEU Navegantes foi quem teve a ideia e ministrou a oficina. Ele ressalta que o objetivo era fazer com que as crianças tivessem a experiência e aprendessem a lidar com a comunicação e a questão da informação. “A intenção também é que eles nos mostrem qual a avaliação deles sobre a programação e nos ajudem a melhorar cada vez mais”, completa.

Para realizar a oficina, Marcelo formou cinco grupos que deveriam escrever matérias, com texto e imagens, expressando a opinião deles sobre assuntos relacionados à 30ª edição do Recreio nas Férias. Os temas selecionados foram: a importância do Recreio nas Férias para as crianças, a importância do esporte no Recreio, presença da Paralípiadas no Recreio, os passeios da 30ª edição e a comida que está sendo servida. No final da oficina, essas matérias formaram um jornal que ficou exposto no mural de atividades da unidade.

Para facilitar a comunicação entre eles, cada um dos cinco grupos tinha um líder responsável por organizar o grupo e conversar diretamente com Marcelo, que era uma espécie de dono do jornal. Suzana Souza, 11 anos, foi escolhida por ele para ser a chefe de redação e supervisionar os grupos durante a atividade. Andando de um canto da sala a outro, a garota teve trabalho e atendeu a todos. Ela diz ter aprovado a experiência. “Foi muito legal ser chefe. Eu gostei dessa coisa de falar o que fazer e eles me escutarem”, destacou.

Bruno Henrique Fernandes, também de 11 anos, quer ser chefe de cozinha quando crescer, mas diz também ter gostado da experiência de trabalhar em jornal. “O que eu mais gostei foi de escrever. Eu gosto disso e foi muito interessante fazer o texto.” O pequeno, que está indo todos os dias para o CEU, diz que tem gostado da programação e das atividades realizadas. “É como se fosse uma segunda escola para nós. A gente aprende, ensaia, brinca. Faz várias coisas legais,” finalizou.

Recreio nas Férias – Em sua 30ª edição, o evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação acontecerá em 71 polos distribuídos pela cidade. Haverá centenas de atividades esportivas e culturais, além de passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC.

Como participar – Para participar do Recreio nas Férias, não é preciso ser aluno de uma Escola Municipal, basta se inscrever em um dos Polos levando autorização assinada pelos pais. Além da programação, refeições e lanches serão servidos diariamente para os quase 28 mil participantes. As inscrições estão abertas nos Polos até o preenchimento das vagas.

Confira a nossa galeria de imagens da Oficina de Educomunicação do CEU Navegantes.

Conheça mais sobre os projetos de Educomunicação na Secretaria Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300