Notícias
Maio Amarelo na EMEF Giuseppe Tavolaro
Atividades enfatizaram a conscientização para um trânsito mais pacífico
Publicado em: 12/05/2017 16h56 | Atualizado em: 30/11/2020
Durante o mês de maio, em várias partes do mundo, acontecem ações de conscientização para um trânsito mais pacífico. Na Prefeitura de São Paulo, a iniciativa é chamada de Movimento Maio Amarelo e, nesta semana, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Giuseppe Tavolaro estiveram engajados em trabalhar o tema com os seus estudantes.
A EMEF fica localizada na zona leste da capital e pertence à Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus. Lá, os alunos participaram de sessões de cinema com temática sobre educação para o trânsito, participaram de atividades lúdicas em pista fictícia na qual vivenciaram o papel de pedestre, motorista e semáforo de trânsito e aprenderam como atravessar uma via corretamente, a respeitar as sinalizações e a dirigir de forma segura e responsável.
Com o mesmo objetivo, os alunos brincaram em uma maquete de cidade. Utilizaram carrinhos em miniatura e percorreram interagindo com outros carros na pista. “As brincadeiras possibilitaram que as crianças compreendessem quais são as regras para conviver pacificamente no espaço urbano”, disse a Coordenadora Pedagógica Andrea Sarci.

Além das brincadeiras, atividades de pintura, distribuição de fitas amarelas e folders informativos fizeram parte das estratégias pedagógicas das professoras que atuam com os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ciclo de Alfabetização na EMEF. Cerca de 330 estudantes participaram da ação.
Maio Amarelo – O “Maio Amarelo” é um movimento da Prefeitura de São Paulo realizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Gestão Democrática e Parcerias Intersecretariais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte – SPTrans. É um convite para a reflexão sobre a importância da conduta adequada, prudente e exemplar no trânsito de cada cidadão – morador ou visitante, pedestre, ciclista, cadeirante, motociclista, condutor ou passageiro de carro, carga ou coletivo.
Ele foi idealizado com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito e vai ao encontro das ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Desafio Criativos da Escola
Publicado em: 22/10/2015 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis
Publicado em: 22/10/2015 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Concurso “Descobrindo a Amazônia”
Publicado em: 22/10/2015 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da DRE Ipiranga
Publicado em: 22/10/2015 11h18 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEUs da DRE Capela do Socorro
Publicado em: 22/10/2015 11h16 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro