Notícias

Ludicidade e alfabetização na EMEF Carlos Francisco Gaspar

Projeto busca ajudar no processo de alfabetização e letramento por meio de jogos e brincadeiras

Publicado em: 15/05/2016 10h11 | Atualizado em: 30/11/2020
Ludicidade e Alfabetizacao 740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos do 3º ano o projeto Ludicidade e Alfabetização, que visa trabalhar o processo de alfabetização, alimentar o imaginário infantil e desenvolver a leitura por meio de jogos e brincadeiras.

A atividade começou em fevereiro deste ano e é realizado duas vezes por semana, as segundas e quintas-feiras. “O objetivo deste projeto é ser uma ferramenta para ajudar a alfabetização e auxiliar a criança no processo de apropriação da leitura e da escrita como direito público”, afirma Maria José Souza, que em conjunto com Wilma da Silva, formam a coordenação pedagógica da unidade.

Segundo as coordenadoras, o projeto foi elaborado para ajudar os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. “Queremos garantir que todos os nossos alunos alcancem o direito de ler e escrever até o fim do ciclo de alfabetização”, completa Wilma.

No projeto Ludicidade e Alfabetização os jogos e brincadeiras são reconhecidos como uma ferramenta didática imprescindível no processo de ensino. Os conteúdos são explorados por meio de atividades, desenvolvidas pela Professora Thais Silva e que sempre têm o aprimoramento da leitura e escrita como foco do aprendizado. Uma das brincadeiras utilizadas, por exemplo, é o Bingo Fonético. Nele, a professora diz uma palavra e os pequenos têm de identificar o som das letras que formam esta palavra e localizá-las no cartão.

Outro jogo também muito trabalhado, e que costuma ajudar na consciência fonológica e construção das palavras, é o Dominó dos Sons. Neste, as crianças são estimuladas pela professora a imaginar como seriam as palavras se fossem tiradas ou acrescentadas sílabas. “O entusiasmo dos participantes é contagiante e já é possível notar os avanços no desenvolvimento das crianças que fazem parte dele”, destaca Maria José.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Instrumentos de Apoio aos Produtores – 2016

Instrumentos de Apoio aos Produtores – 2016

Publicado em: 06/05/2016 5h46 - em Alimentação Escolar

Vagas remanescentes – Pedagogia – UniCEU/UNESP

Vagas remanescentes – Pedagogia – UniCEU/UNESP

Publicado em: 06/05/2016 5h01 - em CEU e COCEU

Sábado tem teatro e brincadeiras no CEU Butantã

Sábado tem teatro e brincadeiras no CEU Butantã

Publicado em: 06/05/2016 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Encontro de Educação Popular: Diálogos com a Educação de Jovens e Adultos
Inauguração de Escolas de Educação Infantil na zona sul da capital

Inauguração de Escolas de Educação Infantil na zona sul da capital

Publicado em: 06/05/2016 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 1.338 1.339 1.340 1.341 1.342 1.553