Leituraço! em destaque na programação do Agosto Indígena

Sessões simultâneas de leitura sobre a temática indígena acontecem nos CEUs e Unidades Educacionais da RME

Publicado em: 04/09/2018 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

leituraco_2017_740_x_430.jpg
Turma de alunos da EMEF Claudia Bartolomazi, DRE Guaianases, exibe títulos do Leituraço! III Mostra Agosto Indígena 2017.

Como parte integrante da III Mostra Agosto Indígena, entre 10 e 24 de agosto acontece nas unidades educacionais e nos espaços dos Centros Educacionais Unificados o “Leituraço!”, sessões simultâneas de leitura sobre a temática indígena.

Desde 2014, as unidades educacionais vêm ampliando o acervo do Projeto Leituraço! . Trata-se de um acervo que integra obras voltadas às temáticas indígenas, africana e afro-brasileira, dos imigrantes e sobre direitos humanos. O projeto faz parte das ações relacionadas às Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem esses temas no currículo escolar.

O Acervo 2016/ 2017, encaminhado para as Salas e Espaços de Leitura da Secretaria Municipal de Educação no primeiro semestre, contou com 44 novos títulos, num total de mais de 78 mil exemplares. A aquisição destes livros resultou do trabalho de indicação e análise de uma Comissão Representativa constituída por Professores Orientadores de Sala de Leitura e de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME), coordenada pelo Núcleo Sala e Espaço de Leitura, um trabalho em parceria com o Núcleo de Educação Étnico-Racial.

As sessões simultâneas de leitura estão ocorrendo em diversos espaços das escolas e dos CEUs e envolvem toda a comunidade escolar.

leituraco_2.jpg
Exposição de alguns títulos Leituraço! III Mostra Agosto Indígena 2017

leituraco_3.jpg
Mediação de leitura pela POSL Elisabete Lauriano de Sousa Oliveira, da EMEF CEU Inácio Monteiro no Leituraço! III Mostra Agosto Indígena

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação