Notícias

Leituraço Agosto Indígena na CEU EMEF Caminho do Mar

Projeto realizado com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre populações indígenas

Publicado em: 12/09/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Leituraco_Agosto_Indigena_Caminho_Mar_740_x_430.jpg

Entre 21 e 25 de agosto foi realizado o Leituraço Agosto Indígena na
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

Durante os dias do projeto foram realizadas leituras de livros, apresentações em vídeo sobre a cultura indígena, jogos e brincadeiras indígenas, exposição de painéis, apresentação teatral e dança indígena, além de pesquisas sobre as tribos indígenas, nomes de bairros derivados da cultura indígena e medicina indígena. Também foram realizadas a caracterização dos alunos, decoração da escola e comidas típicas para o jantar. As atividades foram realizadas em diversos espaços da escola e envolveram alunos do Fundamental I e Fundamental II.

Leituraço – O projeto, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.

O Leituraço tem como objetivo contribuir para o processo de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visto que o projeto contribui para o fortalecimento das identidades dessas populações, historicamente sub-representadas no cânone literário. Além disso, a ação insere-se no contexto do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na medida em que contempla alguns princípios e objetivos do plano, como o debate e a promoção da biodiversidade e de uma literatura não hegemônica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300