Notícias

Leituraço Agosto Indígena na CEU EMEF Caminho do Mar

Projeto realizado com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre populações indígenas

Publicado em: 12/09/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

Leituraco_Agosto_Indigena_Caminho_Mar_740_x_430.jpg

Entre 21 e 25 de agosto foi realizado o Leituraço Agosto Indígena na
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

Durante os dias do projeto foram realizadas leituras de livros, apresentações em vídeo sobre a cultura indígena, jogos e brincadeiras indígenas, exposição de painéis, apresentação teatral e dança indígena, além de pesquisas sobre as tribos indígenas, nomes de bairros derivados da cultura indígena e medicina indígena. Também foram realizadas a caracterização dos alunos, decoração da escola e comidas típicas para o jantar. As atividades foram realizadas em diversos espaços da escola e envolveram alunos do Fundamental I e Fundamental II.

Leituraço – O projeto, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.

O Leituraço tem como objetivo contribuir para o processo de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visto que o projeto contribui para o fortalecimento das identidades dessas populações, historicamente sub-representadas no cânone literário. Além disso, a ação insere-se no contexto do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na medida em que contempla alguns princípios e objetivos do plano, como o debate e a promoção da biodiversidade e de uma literatura não hegemônica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Chá Literário Da Emei Olandya Peres Ribeiro (1)

Chá Literário da EMEI Olandya Peres Ribeiro une leitura e culinária em experiência especial

Publicado em: 27/08/2025 6h22 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Tamanho Site (9)

Curso que aborda interculturalidade e migrações na Rede Municipal está com inscrições abertas

Publicado em: 27/08/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Eme Milton Pereira Costa Grafite 01

Arte e Sustentabilidade se Encontram na EMEF Milton Pereira Costa

Publicado em: 27/08/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Capistrano De Abreu 1

Dança Coletiva une mais de cem estudantes na EMEF Capistrano de Abreu

Publicado em: 27/08/2025 4h55 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante Lança Livro De Poesia E Emociona No Dia Da Família Da Emef Euzébio Rocha Filho (2)

Estudante lança livro de poesia e emociona no Dia da Família da EMEF Euzébio Rocha Filho 

Publicado em: 27/08/2025 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.564