Notícias
José Luis Salmaso
Professor Autor
Publicado em: 11/07/2017 16h59 | Atualizado em: 30/11/2020
SINERGIA
Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v.11 n.1, jan./jun.,2010
– Artigo de José Luís Salmaso: Autonomia e construção do conhecimento: a ação supervisora nos processos formativos na educação básica
Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre o papel do Supervisor Escolar nos processos formativos, tanto os formais e oficiais, quanto aqueles existentes nas práticas institucionais que permeiam o ambiente escolar. Destaca o papel mediador da ação supervisora na construção do conhecimento para uma educação e uma escola emancipatórias e o compromisso político desse profissional da educação com os direitos engendrados na práxis social brasileira hodierna, tornado-se sujeito e partícipe desse processo.
Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012 Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani / José Luís Salmaso / Júlio Gomes Almeida Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc. Supervisão educacional – as tensões no acompanhamento do trabalho escolar O livro Supervisão educacional: as tensões no acompanhamento do trabalho escolar apresenta a supervisão educacional como mediação entre as necessidades das unidades e as políticas desenvolvidas pelo sistema de ensino. A obra discute, a partir da visão de supervisores, o papel que esse profissional ocupa no sistema de ensino em que atua. Considera que essa atuação acontece em um contexto de mudanças significativas, promovidas pelo grande avanço das tecnologias e suas repercussões em diferentes setores da vida social, o que tem questionado o papel da escola e dos profissionais que nela atuam, trazendo-lhes novas demandas e novos desafios. Assim, trata-se de um trabalho que propõe um estilo de supervisão educacional que foge ao estilo clássico do supervisionar, fundado na hierarquia, na fiscalização e no controle, caminhando em direção a um estilo de supervisão fundado no compromisso com a melhoria da qualidade da escola pública. |
Contato: jsalmaso@prefeitura.sp.gov.br Supervisor Escolar – DRE IP
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU
Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU
Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial