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JAM Virtual 2022: evento desafia estudantes e professores a criarem protótipos de robôs
Projetos podem ser enviados até 10 de junho; neste ano ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker
Publicado em: 18/05/2022 12h32 | Atualizado em: 18/05/2022![Arte com o texto "JAM Virtual 2022" e um aparelho feito com materiais recicláveis com aparência humana que vai executar a ação de pular corda.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/JAM-Virtual_Site-.png)
O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança o desafio da JAM Virtual 2022. A novidade desta edição é que os professores também poderão participar pela primeira vez como desafiados. Os projetos podem ser enviados até 10 de junho.
A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.
Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes poderão contar com o auxílio dos professores e professoras mais de perto, já que em 2020 e 2021 a JAM aconteceu de forma totalmente virtual por causa da pandemia de Covid -19.
A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Regina Célia Gavassa, do Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem, comenta sobre um dos objetivos do evento: “O desafio é engajar os estudantes e os professores a trabalharem de forma integrada e explorar suas habilidades e conhecimentos, serve como um incentivo para eles pois percebem-se como autores daquela produção”, disse.
Desafios
Os desafios da vez serão ‘Construção de Autômatos’ e ‘Brincando com Cores’.
Desafio 1 – Construção de Autômatos
Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.
Desafio 2 – Brincando com Cores
Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.
Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.
Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.
As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.
Entrega
Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.
Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Feito isso, o seu desafio já está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.
O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.
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