Notícias
JAM Virtual 2022: evento desafia estudantes e professores a criarem protótipos de robôs
Projetos podem ser enviados até 10 de junho; neste ano ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker
Publicado em: 18/05/2022 12h32 | Atualizado em: 18/05/2022
O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança o desafio da JAM Virtual 2022. A novidade desta edição é que os professores também poderão participar pela primeira vez como desafiados. Os projetos podem ser enviados até 10 de junho.
A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.
Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes poderão contar com o auxílio dos professores e professoras mais de perto, já que em 2020 e 2021 a JAM aconteceu de forma totalmente virtual por causa da pandemia de Covid -19.
A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Regina Célia Gavassa, do Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem, comenta sobre um dos objetivos do evento: “O desafio é engajar os estudantes e os professores a trabalharem de forma integrada e explorar suas habilidades e conhecimentos, serve como um incentivo para eles pois percebem-se como autores daquela produção”, disse.
Desafios
Os desafios da vez serão ‘Construção de Autômatos’ e ‘Brincando com Cores’.
Desafio 1 – Construção de Autômatos
Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.
Desafio 2 – Brincando com Cores
Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.
Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.
Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.
As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.
Entrega
Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.
Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Feito isso, o seu desafio já está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.
O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal 2016
Publicado em: 19/05/2016 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Mutirão do Programa Visão do Futuro promove atendimento oftalmológico a alunos do Ensino Fundamental
Publicado em: 19/05/2016 2h42 - em Programas e Projetos

Educadores recebem primeira parcela do PDE 2016 em junho
Publicado em: 19/05/2016 1h10 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Curso “Para Viver de Bem com os Bichos” – Modalidade semipresencial
Publicado em: 19/05/2016 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Aluna e Educomunicador da SME conduzem a tocha Olímpica
Publicado em: 19/05/2016 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação