Mutirão do Programa Visão do Futuro promove atendimento oftalmológico a alunos do Ensino Fundamental

Iniciativa da SME atendeu 286 escolas e contou com apresentações culturais para as crianças.

Publicado em: 19/05/2016 14h42 | Atualizado em: 30/11/2020
visao_do_futuro_mutirao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Saúde Escolar, promoveu no dia 14 de maio o Mutirão do Programa Visão do Futuro. A ação atendeu 286 escolas, que encaminharam 4.400 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para realizar exames e consultas oftalmológicas em instituições parceiras.

Dos 4.400 alunos, 1.800 foram encaminhados para atendimento nos Hospital das Clinicas, 1.200 para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 200 para o Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, 200 para o Hospital CEMA e 1.000 para a Clínica de Olhos Doutor Suel Abujamra. O Professor Dr. Suel Abujamra, dono desta instituição, acompanhou pessoalmente o mutirão e parabenizou iniciativa, pelo empenho em encaminhar os alunos para a ação. “Nunca vi um mutirão com tanta criança”, completou.

visao_do_futuro_mutirao_2_740_x_430.jpg

Os alunos que foram atendidos na UNIFESP puderam assistir a apresentações culturais na Rua Botucatu, que esteve fechada das 8h às 17h30. De manhã uma peça teatral foi encenada; à tarde, uma dupla de palhaços voluntários do GRAAC brincou com os alunos que aguardavam na fila de atendimento.

Visão do Futuro – o programa é destinado à prevenção e recuperação da saúde ocular dos alunos matriculados na 1ª série do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual da cidade de São Paulo. Ele compreende as seguintes fases: teste de acuidade visual, consultas oftalmológicas, fornecimento de óculos e avaliação de resultados. Se necessário, os alunos são encaminhados para atendimento/tratamento ambulatorial de serviços especializados e ou encaminhados para cirurgia nas unidades dos serviços de saúde do programa. Os alunos que recebem óculos do programa, no ano seguinte passam por reavaliação em consulta oftalmológica e recebem novo par de óculos.

Conheça as ações desenvolvidas pela Saúde Escolar.