Notícias
IV Seminário de Aprofundamento Curricular acontece na Diretoria Regional de Educação Guaianases
Encontro viabilizou discussões e reflexões pedagógicas, além de expor projetos desenvolvidos na escola
Publicado em: 31/05/2019 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020
O IV Seminário de Aprofundamento curricular foi realizado pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G), no dia 17 de maio. O evento aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, por meio de um encontro formativo com Professores de Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira além da participação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da DRE Guaianases.
O acolhimento musical ocorreu no auditório, e contou com apresentações coreografadas do coral cênico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Meire de Jesus Ribeiro. Em seguida, a professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Helena Pelizon, formulou reflexões para o público, dentre elas, o olhar adulto no planejamento, abordando a intencionalidade do professor nas ações diárias, com foco em proporcionar o protagonismo dos bebês e crianças.
Os projetos desenvolvidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Giafederico Porta, foram Alimentação Saudável, Oficinas de Culinária (Fazendo Doce de mamão verde) e Vamos a feira livre? Todos pensados na interação das crianças, além da participação dos pais e responsáveis nas ações, dando apoio a elas.

(Maria Helena Pelizon, abordando as temáticas do encontro e formando pensamentos e reflexões juntamente com o público).
O Diretor da Unidade Educacional, Hélio de Seixas Torres, juntamente da professora Cristiane Andréia Lopes e Ermeçon Fernando Almeida, apresentaram os resultados obtidos com os projetos desenvolvidos pela escola, que em conjunto aos alunos trabalharam alimentação saudável e horta pedagógica.
A diretora da Divisão Pedagógica(DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, enfatizou a importância que essas vivências acrescentam na aprendizagem, sobretudo a experiência, além da contribuição para diversos conhecimentos, que possibilitam descobertas significativas para bebês e crianças.
Dando prosseguimento as ações dos Seminários de Aprofundamento Curricular, no dia 28 de junho se inicia A Jornada Pedagógica da Infância, o projeto é baseado em oficinas, palestras, visitas guiadas, relatos de práticas e atividades artísticas e culturais, uma atuação de forma conjunta, incluindo professores, gestores e quadro de apoio das Unidades de Educação Infantil das Redes Direta e Parceira. Está ação, assim como os seminários, são formativas para implementação do Currículo da Cidade na educação infantil em São Paulo.
Clique no link abaixo e acesse as fotos do IV Seminário:
photos.app.goo.gl/frTqF48zCXKvFZjw6
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Relacionadas
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã