Notícias

IV Mostra Cultural Novembro Negro da DRE Santo Amaro

Evento contou com apresentações musicais, teatrais, oficinas e danças

Publicado em: 30/11/2017 17h52 | Atualizado em: 30/11/2020

IV_Mostra_novembro_negro_santo_amaro_740_x_430.jpg

Na última sexta, 24 de novembro, aconteceu a IV Mostra Cultural Novembro Negro no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O evento, que integra a IV Mostra Cultural Novembro Negro promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), teve inicio no período da manhã com a abertura e composição da mesa com Eliana Lopes, Diretora de Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Santo Amaro e com Glória Alves, Gestora do CEU Caminho do Mar.

A Academia Estudantil de Letras (AEL) Heloisa Pires Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antenor Nascentes, realizou a abertura das atividades com a adaptação do livro ‘O Coração do Baobá’, na forma de peça teatral, e recitação de trechos da obra ‘Histórias da Preta’, ambas da patronesse e escritora Heloisa Pires Lima. Na sequência, houve a palestra “Literatura, em debate o racismo que deve ser encarado por diferentes fios, o literário, histórico e antropológico”, ministrada por Heloisa Pires Lima, seguida por debate.

As atividades do período da tarde iniciaram com apresentações de poesias, danças e musicais realizadas pelo grupo “Sarau das Pretas”. Para finalizar, houve a oficina “Percussão Samba”, que contextualizou a história do samba, abordando a sua trajetória desde a África, passando por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro com Roberto Lopes, da Escola de Samba Vai-Vai.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Em uma sala de aula vista em plano aberto e levemente elevado, estudantes de diferentes tons de pele — com os rostos fora do enquadramento — escrevem em cadernos e colaboram ao redor de uma mesa com cartazes, marcadores, post-its e os materiais “Grêmio Estudantil” e “CMC”, enquanto um painel central destaca os conceitos de convivência, respeito, diálogo, empatia, escuta ativa, cultura de paz e gestão democrática, acompanhados de mensagens como “Todos têm voz” e “Conflitos se resolvem com diálogo”. Ao fundo, banners sobre Grêmio Estudantil e Comissão de Mediação de Conflitos reforçam temas como participação, protagonismo, diálogo, mediação e construção coletiva de soluções em um ambiente escolar colorido e acolhedor.

Comissões de Mediação de Conflitos e Grêmios Estudantis promovem encontros regionais  

Publicado em: 04/08/2026 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro participantes estão sentados em poltronas durante um painel em um evento, enquanto uma mulher fala ao microfone e gesticula. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa Material Escolar, com logotipo, QR Code e elementos gráficos relacionados à iniciativa.
Em primeiro plano, objetos produzidos em impressora 3D, como um polvo, um dado geométrico e peças didáticas, estão dispostos sobre uma mesa. Ao fundo, equipamentos e protótipos de robótica aparecem desfocados, representando atividades voltadas à inovação, tecnologia e aprendizagem prática em ambiente educacional.
Criança vista de costas lê um livro ilustrado em um espaço de leitura, cercada por estantes e caixas organizadoras repletas de livros infantis. O ambiente é iluminado e acolhedor, remetendo a uma biblioteca escolar e incentivando o hábito da leitura.

Prefeitura distribui mais de 1 milhão de livros para o Programa Minha Biblioteca

Publicado em: 03/08/2026 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Publicado em: 03/08/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.683