IV Mostra Cultural Novembro Negro da DRE Santo Amaro

Evento contou com apresentações musicais, teatrais, oficinas e danças

Publicado em: 30/11/2017 17h52 | Atualizado em: 30/11/2020

IV_Mostra_novembro_negro_santo_amaro_740_x_430.jpg

Na última sexta, 24 de novembro, aconteceu a IV Mostra Cultural Novembro Negro no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O evento, que integra a IV Mostra Cultural Novembro Negro promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), teve inicio no período da manhã com a abertura e composição da mesa com Eliana Lopes, Diretora de Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Santo Amaro e com Glória Alves, Gestora do CEU Caminho do Mar.

A Academia Estudantil de Letras (AEL) Heloisa Pires Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antenor Nascentes, realizou a abertura das atividades com a adaptação do livro ‘O Coração do Baobá’, na forma de peça teatral, e recitação de trechos da obra ‘Histórias da Preta’, ambas da patronesse e escritora Heloisa Pires Lima. Na sequência, houve a palestra “Literatura, em debate o racismo que deve ser encarado por diferentes fios, o literário, histórico e antropológico”, ministrada por Heloisa Pires Lima, seguida por debate.

As atividades do período da tarde iniciaram com apresentações de poesias, danças e musicais realizadas pelo grupo “Sarau das Pretas”. Para finalizar, houve a oficina “Percussão Samba”, que contextualizou a história do samba, abordando a sua trajetória desde a África, passando por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro com Roberto Lopes, da Escola de Samba Vai-Vai.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs