Notícias

Inspirado em experiência argentina, CEI 13 de Maio estimula autonomia de crianças e bebês

‘Territórios brincantes’ divide ambientes em espaços de música, de dança, área de construção, entre outros

Publicado em: 20/03/2023 15h14 | Atualizado em: 20/03/2023
Duas meninas estão brincando de fazer comida, uma delas segura uma colher e mexe tampinhas de garrafa que estão em um pote, e a outra segura uma peneira. Elas estão apoiadas em um banco verde, no chão, atrás delas, há algumas bonecas. Atrás delas pode-se ver outras crianças sentadas no chão, uma árvore, uma casinha e ainda outras crianças sentadas em cadeiras em volta de uma mesa.

Duas vezes por semana os bebês e crianças que frequentam o CEI 13 de Maio, da DRE Ipiranga, participam do projeto “Territórios Brincantes”, que consiste em ambientes divididos em várias propostas para serem explorados, com brincadeiras simbólicas que desenvolvem aspectos físico, motor, emocional, social e cognitivo. Atualmente os espaços são organizados em território da arte, da casinha, da música, da dança e das construções/arquitetura infantil.

A ação foi inspirada na experiência que é realizada no jardim de infância Jardin Fabulinus, na Argentina, onde o coordenador Cristiano Alcântara fez uma espécie de intercâmbio e adaptou a atividade no espaço do CEI. Os cinco ambientes são montados no parquinho e todas as crianças ficam livres para escolher onde e com o que querem brincar. 

“Quando eles chegam está tudo organizado e a cada dia a gente coloca alguma coisa diferente, então sempre tem aquele impacto. A gente pensa em algumas linguagens da cultura infantil e traz, para que eles possam brincar, mas escolher onde e com o que quer brincar”, disse Gislaine Miranda de Souza, uma das professoras do CEI.

No ambiente da música, além de ter instrumentos musicais de brinquedo, como pandeiro e xilofone, também ficam expostos objetos como casca de coco e um molho de chaves, proporcionando que os bebês e crianças explorem os sons. Logo ao lado fica o território da dança, com fantasias, lenços, rádio tocando música e um espelho. 

A área das construções fica perto da terra, que também é explorada com colheres e potes, além disso possui peças de montar, blocos de madeira e peças em espuma. No espaço da arte sempre acontece uma experimentação artística, cada dia uma linguagem é trabalhada. Já na casinha ficam as panelas de brinquedo, bandejas, mesa com cadeiras e elementos da natureza que simbolizam comida. 

“A gente prioriza que a brincadeira aconteça da forma mais natural, livre e intencional possível. Ela é livre para as crianças, mas nós professores sempre tentamos observar e brincar junto com eles. Toda quinta-feira nós sistematizamos esse conhecimento que a gente adquire aqui, levando todas as observações para de fato estudar e pensar em como complexificar esses espaços e de fato proporcionar uma aprendizagem significativa”, completou Gislaine.  

 

Ano da matemática

As estações conversam entre si e são baseadas em uma temática a ser estimulada, neste ano é a matemática. Os elementos que compõem os ambientes têm o objetivo de trazer a matemática de uma forma divertida. Todos os bebês e crianças que frequentam o CEI ficam livres pelos espaços neste momento, supervisionados pelas professoras e ATEs, e podem circular e definir onde querem brincar. Com as atividades são exploradas diversas habilidades, como a autonomia, determinação, autoconhecimento, além da abertura à diversidade, comunicação, empatia, entre outras.

“Acreditamos que as interações impulsionam as aprendizagens, que eles aprendem uns com os outros. Os maiores acabam mostrando para os pequenos como fazer determinadas coisas e sistematizando o próprio conhecimento, além de ter essa relação de cuidado, e os pequenos vão aprendendo a imitá-los”, finalizou a professora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados

Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos usando luvas transparentes segurando um papel envelhecido que está em uma pilha com outros papéis.

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação

Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Teatro do CEU Inácio Monteiro

DRE Guaianases realiza reuniões de Organização Interna para Planejamento do ano letivo de 2025

Publicado em: 31/01/2025 2h23 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Jaçanã

Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas

Publicado em: 30/01/2025 5h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.493