Notícias
Inscrições para a JAM Virtual 2022 tem prazo prorrogado até 30 de junho
Estudantes e professores podem enviar seus protótipos de robôs; neste ano, ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker
Publicado em: 24/06/2022 11h55 | Atualizado em: 24/06/2022
O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, prorrogou o prazo das inscrições da JAM Virtual 2022. Os projetos poderão ser enviados até 30 de junho.
A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.
Abaixo, veja quais são os desafios deste ano:
Desafio 1 – Construção de Autômatos
Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.
Desafio 2 – Brincando com Cores
Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.
Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.
Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.
As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.
Entrega
Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.
Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Feito isso, o seu desafio está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.
O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência.
A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal
Relacionadas

Plateia SME edição de 23 de junho
Publicado em: 24/06/2016 9h19 - em CEU e COCEU

CEU Três Lagos realiza Raízes da Periferia
Publicado em: 23/06/2016 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Plateia SME – edição de 22 de junho
Publicado em: 23/06/2016 5h59 - em CEU e COCEU

Vídeos – “Seminário e Mostra de Tecnologia – Ação Promovendo a Reflexão”
Publicado em: 23/06/2016 3h56 - em Informática Educativa

Formação e Reflexões acerca da Infância
Publicado em: 23/06/2016 1h28 - em CEU e COCEU