Notícias

Inscrições para a JAM Virtual 2022 tem prazo prorrogado até 30 de junho

Estudantes e professores podem enviar seus protótipos de robôs; neste ano, ação integra o ‘Scratch Day’ e a Semana Municipal da Cultura Maker

Publicado em: 24/06/2022 11h55 | Atualizado em: 24/06/2022

Imagem com fundo azul, figura de dois robôs, e o texto "JAM Virtual 2022".

O Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC-TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, prorrogou o prazo das inscrições da JAM Virtual 2022. Os projetos poderão ser enviados até 30 de junho.

A JAM Virtual é uma maratona de desafios para a produção de protótipos de robôs. Nela, os estudantes trabalham individualmente ou em equipe para cumprir o desafio, tudo feito com a orientação dos professores. Podem participar os estudantes desde o Ensino Fundamental I até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino.

Abaixo, veja quais são os desafios deste ano:

Desafio 1 – Construção de Autômatos

Desafia os estudantes a construírem autômatos, que são máquinas que possuem mecanismos internos que possibilitam executar certas tarefas imitando a vida e o movimento de objetos.

Desafio 2 – Brincando com Cores

Já o segundo desafio é o Brincando com Cores, no Scratch, uma mensagem secreta que pode ser escrita com uma “tinta invisível”, porém neste desafio, será utilizado filtro de cores para a criação da mensagem.

Acesse aqui as orientações completas sobre a JAM Virtual 2022.

Visando uma maior participação, cada um dos desafios possui opções para sua produção, assim os estudantes escolhem o que mais se identificam. O NTC-TPA separou alguns vídeos que servem de inspiração para as criações que estão nas orientações completas acima.

As equipes podem mesclar idades e escolas. Os estudantes usam suas habilidades, seus conhecimentos e muitas vezes fazem novas amizades, pois acontece de trabalhar com pessoas que não conhecem. Para participarem os interessados devem começar a montar sua criação, que pode ser física ou digital.

Entrega

Ao final da criação deverá ser feita a entrega em formato de vídeo ou relatório escrito com imagens. É necessário que os estudantes contem sobre como foi o processo de criação, como funciona e para que serve, lembrando de se identificar, colocando o seu nome e o nome da escola.

Os participantes devem disponibilizar o vídeo ou o relatório em um Google Drive, ou então publicar o vídeo em canal pessoal do YouTube, os links devem ser colocados no formulário de inscrição.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Feito isso, o seu desafio está válido. O estudante pode autorizar ou não a divulgação da sua criação no formulário, se optar por publicar, use a hashtag #JAMVIRTUALTPA2022.

O evento se encerra na Semana Maker e o Núcleo Técnico de Currículo irá fazer uma transmissão ao vivo convidando alguns dos desafiados a mostrarem seus protótipos e falarem como foi a experiência. 

A JAM Virtual 2022 entrará em duas agendas, o Scratch Day, que acontece em maio, e a Semana Municipal da Cultura Maker, que passa a fazer parte da Agenda da Cidade de São Paulo, em junho. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Recreio nas Férias – 2016

Recreio nas Férias – 2016

Publicado em: 08/04/2016 2h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 08/04/2016 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo

Currículo, Conhecimento e Pesquisa: implicações no trabalho do Coordenador Pedagógico

Publicado em: 08/04/2016 9h21 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Saiba como participar do Plateia SME e Plateinha

Plateia SME – edição de 06 de abril

Publicado em: 07/04/2016 6h20 - em CEU e COCEU

H1N1 é tema de atividades na EMEI Jaguaré

H1N1 é tema de atividades na EMEI Jaguaré

Publicado em: 07/04/2016 5h27 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.263 1.264 1.265 1.266 1.267 1.441