Notícias

Inscrições abertas para o curso Imprensa Jovem Online Telejornalismo

Formação atenderá professores e estudantes integrantes das agências de notícias

Publicado em: 01/04/2016 17h34 | Atualizado em: 30/11/2020

jovem_online_740_x_430.jpg
Luan, da equipe da Imprensa Jovem na DRE Campo Limpo, entrevista o professor Ismar Soares, referência no campo da educomunicação

As cerca de 150 equipes da Imprensa Jovem já existentes na Rede Municipal de Ensino, além dos grupos interessados em criar uma agência de notícias em sua escola, terão neste semestre mais uma oportunidade de formação: a estreia do curso Imprensa Jovem Online (IJO) Telejornalismo. Podem participar do curso oferecido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) professores e estudantes, que precisam fazer sua inscrição conjunta (por escola) por meio deste formulário.

O curso terá como tema transversal a literatura. A ideia é preparar as equipes da Imprensa Jovem para a cobertura colaborativa da 24ª Bienal Internacional do Livro, que ocorrerá em São Paulo do dia 26 de agosto ao dia 4 de setembro.

O objetivo do novo curso é contribuir para aprimorar a linguagem e a qualidade técnica da produção audiovisual das agências de notícia da Imprensa Jovem. Para isso, as 32 horas de formação estão divididas em quatro módulos, que cobrem os seguintes temas: 1) Leitura crítica do telejornalismo brasileiro; 2) A pauta e o texto para televisão; 3) A produção audiovisual em si: a captação de imagem e voz; 4) Edição audiovisual: princípios e técnicas.

“Nossa diretriz geral é dar subsídios para que as equipes produzam material jornalístico audiovisual de qualidade, com os recursos disponíveis nas escolas”, explica Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME. “A proposta é focar nos dispositivos móveis, como celulares, tablets e máquinas fotográficas e usar os softwares que as escolas já possuem nos laboratórios de informática educativa, como Movie Maker”, completa.

Cada módulo está dividido em tópicos que incluem temas que vão desde o debate das televisões como concessões públicas (e como isso deveria se traduzir em conteúdo educativo e na abertura à produção regional) até dicas e técnicas de construção de pauta, texto, gravação, apresentação e edição de um telejornal. Ao longo dos módulos, no ambiente de aprendizagem do Edmodo, as equipes desenvolverão atividades práticas, orientadas pelos formadores do Núcleo de Educomunicação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra área externa de um Centro de Educação Infantil (CEI) com brinquedos do parque, como gira-gira e túnel de centopeia.
Fotografia mostra muitos meninos e meninas com uniforme da Prefeitura de SP sentados em um auditório estilo estádio. Na frente deles algunmsn adultos segurandos fantoches, sendo um deles um boneco ver e outro um semáforo com a luz vermelha evidente.

Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito

Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos

OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs

Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Bucal
Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha 

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 32 33 34 35 36 1.479