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Inscrições abertas para o curso Imprensa Jovem Online Telejornalismo

Formação atenderá professores e estudantes integrantes das agências de notícias

Publicado em: 01/04/2016 17h34 | Atualizado em: 30/11/2020

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Luan, da equipe da Imprensa Jovem na DRE Campo Limpo, entrevista o professor Ismar Soares, referência no campo da educomunicação

As cerca de 150 equipes da Imprensa Jovem já existentes na Rede Municipal de Ensino, além dos grupos interessados em criar uma agência de notícias em sua escola, terão neste semestre mais uma oportunidade de formação: a estreia do curso Imprensa Jovem Online (IJO) Telejornalismo. Podem participar do curso oferecido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) professores e estudantes, que precisam fazer sua inscrição conjunta (por escola) por meio deste formulário.

O curso terá como tema transversal a literatura. A ideia é preparar as equipes da Imprensa Jovem para a cobertura colaborativa da 24ª Bienal Internacional do Livro, que ocorrerá em São Paulo do dia 26 de agosto ao dia 4 de setembro.

O objetivo do novo curso é contribuir para aprimorar a linguagem e a qualidade técnica da produção audiovisual das agências de notícia da Imprensa Jovem. Para isso, as 32 horas de formação estão divididas em quatro módulos, que cobrem os seguintes temas: 1) Leitura crítica do telejornalismo brasileiro; 2) A pauta e o texto para televisão; 3) A produção audiovisual em si: a captação de imagem e voz; 4) Edição audiovisual: princípios e técnicas.

“Nossa diretriz geral é dar subsídios para que as equipes produzam material jornalístico audiovisual de qualidade, com os recursos disponíveis nas escolas”, explica Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME. “A proposta é focar nos dispositivos móveis, como celulares, tablets e máquinas fotográficas e usar os softwares que as escolas já possuem nos laboratórios de informática educativa, como Movie Maker”, completa.

Cada módulo está dividido em tópicos que incluem temas que vão desde o debate das televisões como concessões públicas (e como isso deveria se traduzir em conteúdo educativo e na abertura à produção regional) até dicas e técnicas de construção de pauta, texto, gravação, apresentação e edição de um telejornal. Ao longo dos módulos, no ambiente de aprendizagem do Edmodo, as equipes desenvolverão atividades práticas, orientadas pelos formadores do Núcleo de Educomunicação.

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