Notícias
Imprensa Jovem realiza cobertura do 3º Festival de Inovação e Criatividade
Estudante com deficiência motora nos membros superiores e inferiores integra a equipe de alunos repórteres da EMEF Pedro Américo.
Publicado em: 19/03/2019 13h38 | Atualizado em: 30/11/2020
Nesta quarta, 20 de março, das 10h30 às 16h, sete estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Américo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, realizam a cobertura jornalística do 3º Festival de Inovação e Criatividade (FIC).
O evento, realizado na Universidade de São Paulo (USP) e organizado em conjunto com o MIT Media Lab, Fundação Lemann e Rede de Aprendizagem Criativa, tem os objetivos de divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.
Os sete estudantes da EMEF Pedro Américo são integrantes do projeto Imprensa Jovem, iniciativa desenvolvida na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo que promove a criação de uma agência de notícias na escola. Nela, os estudantes são responsáveis por preparar pautas, pesquisar e produzir conteúdos em diferentes mídias.
Entre os alunos que integram a equipe que realizará a cobertura do FIC está Arthur Hirche. O estudante, de 14 anos, possui deficiência motora nos membros superiores e inferiores. Comunicativo e curioso, o adolescente mostra que a inclusão pode ser exercida dentro e fora dos muros das escolas. Integrante da Imprensa Jovem desde 2017, Arthur já participou da cobertura da Bienal do Livro e do Torneio de Robótica do Colégio Objetivo e espera com entusiasmo a oportunidade de participar do evento.
A empolgação da turma é confirmada pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Cláudia Meirelles, que acompanhará os alunos. “O interesse dos estudantes quando saem para uma cobertura é sempre grande. No caso da FIC, ele aumenta, já que haverá conteúdo na área de robótica e programação, projetos que os alunos da Imprensa Jovem também participam em nossa escola”, ressalta Cláudia.

Sobre a Imprensa Jovem – Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno repórter, numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil com ações e eventos que reúnem crianças e educadores
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Ensino Fundamental e Médio
Inscrições para vagas remanescentes no Ensino Médio abrem na próxima segunda-feira
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Relacionadas
Série “Diálogos Formativos” promove reflexão sobre liderança e identidade na construção da política educacional
Publicado em: 05/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem astronautas para compartilhar vivências com estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 05/11/2025 3h24 - em CEU e COCEU
Professores em readaptação funcional terão mais flexibilidade para optar pela JEIF
Publicado em: 05/11/2025 1h57 - em Secretaria Municipal de Educação
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
Publicado em: 04/11/2025 5h01 - em Bom de Prova
5º Episódio do PodConversar “Adolescências em Pauta” discute relação entre meio ambiente e saúde
Publicado em: 04/11/2025 11h39 - em Educomunicação