Notícias

Imprensa Jovem na Campus Party 2016

Oito equipes participarão da cobertura educomunicativa do evento que reúne tecnologia e inovação

Publicado em: 26/01/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

campus_party_2016_740_x_430.jpg

Uma tradição que começou em 2008 anima as equipes de Imprensa Jovem nesse começo de 2016 – a participação na Campus Party. Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party chega à sua 9ª edição e será realizado no Anhembi, em São Paulo, entre 26 e 31 de janeiro.

Neste ano de 2016, oito equipes da Imprensa Jovem realizarão a cobertura da Campus entre os dias 27 e 29 de janeiro. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) M Boi Mirim, Jornal Estudantil Sparapan (EMEF Lorenço Manoel Sparapan), Caçadores de Notícias (EMEF Sud Mennuci), BNE Imprensa Jovem (EMEF Drº. João Augusto Breves), Rádio JMS (EMEF Julio Marcondes Salgado), Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Alegretti, Radio Abacaxi Na Churrasqueira (CEU EMEF Cidade Dutra), Conexão Mange (EMEF Profº Roberto Mange).

Sobre a Campus – “É como se fosse um carnaval tecnológico em Sampa”, descreve o professor Fábio Rogério Nepomuceno, que atua na área de Informática Educativa da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba e acompanhou a primeira cobertura da Campus com a equipe de Imprensa Jovem Rádio Graciosa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fernando Gracioso. “É um grande encontro de entusiastas e usuários avançados de tecnologia. Há um grande enfoque em jogos eletrônicos, mas também há robótica e diversas experimentações”, completa o professor, que participou de todas as edições da Campus.

O professor Fábio tem boas lembranças de todas as coberturas da Campus Party que acompanhou – desde a primeira, da qual ele ainda mantém um álbum de fotografias on-line. “A iniciativa de levar as equipes de Imprensa Jovem ao evento é interessante pelo envolvimento dos alunos, pela receptividade dos entrevistados e pela cobertura ser realmente uma obra coletiva, no clima do Campus e na filosofia da Educomunicação”, observa Fábio.

Para o coordenador do Núcleo de Educomunicação – Nas Ondas do Rádio, Carlos Lima, as coberturas da Campus Party desde 2008 marcaram os 10 anos de Imprensa Jovem. “Foram eventos onde centenas de estudantes e suas equipes fizeram uma imersão na prática de produção de mídia democrática, com linguagem e conteúdo de jovem para jovem”, reflete Carlos, que chegou a montar até um estúdio de rádio em uma das edições da Campus.

Aluno no campus: antes e depois da Imprensa Jovem – Responsável pela área de Tecnologia da Informação em uma empresa de construção civil, o técnico em informática Rafael da Silva Ferreira acompanha a Campus Party desde a primeira edição. A primeira vez, em 2008, foi como repórter de Imprensa Jovem da Rádio Graciosa, junto com o professor Fábio Nepomuceno.

De lá para cá, Rafael participou da Campus inclusive como campuseiro. Mas é da primeira vez em que pisou no evento, como aluno da Rede Municipal de Ensino, que ele não esquece. “Basicamente, toda a perspectiva que tive em relação ao mercado de trabalho veio com a oportunidade de fazer parte do Imprensa Jovem”, diz o jovem, que está no último ano da faculdade em gestão de TI. Para ele, participar de coberturas como a da Campus Party o ajudou a desenvolver senso crítico e também a se socializar com diferentes públicos no exercício das entrevistas que realizou.

Foi na Campus Party que Rafael teve, como repórter aos 14 anos, acesso ao mundo da tecnologia e das possibilidades de desenvolver uma profissão no futuro. Para a cobertura da Imprensa Jovem na Campus 2016, Rafael gravou um vídeo aos jovens repórteres com dicas e um pouco de sua experiência – clique aqui para acessar.

Cobertura – Acompanhe a cobertura da realizada pela Imprensa Jovem na Campus Party deste ano e dos anos anteriores no portal da SME (busca pelas palavras-chave “Campus Party”) e no site Imprensa Jovem 10.

Veja, também, diversas reportagens no canal da Imprensa Jovem no youtube.

O trabalho das equipes conta com o apoio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital da Prefeitura de São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299