Notícias

Imprensa Jovem Fest reúne 27 agências de notícias estudantis na zona Leste da Capital 

Evento aconteceu no CEU Parque São Carlos e contou com a presença de cerca de 500 estudantes e 27 Agências de Notícia do Programa Imprensa Jovem

Publicado em: 12/11/2024 18h08 | Atualizado em: 12/12/2024
Fotografia de várias pessoas em palco no evento "Imprensa Jovem Fest".

Evento de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo reuniu cerca de 500 estudantes e 27 Agências de Notícia do Programa Imprensa Jovem. A ação chamada de “Imprensa Jovem Fest – Onde tudo Começou” fez referência à região onde foi criada a primeira agência estudantil do programa e aconteceu no CEU Parque São Carlos, em São Miguel Paulista, no início de novembro. 

A iniciativa celebrou a produção midiática escolar, marcada por apresentações de estudantes, projetos e um talk show interativo. Entre os destaques do evento, estava Laís Costa, ex-aluna e uma das participantes mais antigas do programa, que compartilhou como sua experiência com o Imprensa Jovem foi fundamental para sua formação e carreira. 

Hoje, Laís é sócia de uma agência de publicidade e relembrou sua trajetória desde o Ensino Fundamental, passando pelo projeto Educom.Radio e experiências como apresentadora de TV. “Foi uma oportunidade única que influenciou minha carreira e minha visão de mundo”, disse.

Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação e criador do Programa Imprensa Jovem, enxerga o festival como um marco para a expansão do projeto, defendendo a realização de edições do evento em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de São Paulo. “O Imprensa Jovem Fest permite um intercâmbio de projetos, fomenta a formação de jovens comunicadores e cria experiências inesquecíveis para estudantes e professores”, afirmou Lima.

Como surgiu a ideia para o Festival

Em uma visita técnica do Núcleo de Educomunicação, da SME, o Diretor Regional de Educação, Jair Sipioni, da DRE São Miguel, expressou o desejo de realizar um encontro entre os estudantes do Imprensa Jovem. “Se temos encontros dos Grêmios, temos que ter encontros do Imprensa Jovem.” 

Dessa forma, por meio de uma articulação conjunta entre as Divisões Pedagógica (DIPED) e dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), que organizaram uma reunião para ouvir sugestões de professores e consolidar o festival, o evento se tornou realidade.

Sobre o Programa Imprensa Jovem

O Imprensa Jovem é um programa de Educomunicação que visa promover a Educação Midiática, incentivando a produção e a análise crítica de conteúdos midiáticos. Atualmente, conta com a participação de 7 mil estudantes de 385 escolas municipais. 

É reconhecido pela UNESCO como uma prática de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL) de referência global, também já recebeu o prêmio de  Aprendizagem Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre outras premiações. Em 2023, ficou no top 10 entre as melhores políticas públicas da cidade de São Paulo, com o prêmio CopiCola.  

Conheça mais sobre a Educomunicação na Rede Municipal de Ensino. 

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.491