Notícias
Imprensa Jovem da EMEF José Francisco Cavalcante participa da Bienal do Livro pela 2ª vez consecutiva
Estudantes entrevistaram o editor chefe da Editora SESI/SENAI – SP.
Publicado em: 04/09/2018 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020
As estudantes Thaina (esquerda) e Suzana (direita) e Rodrigo de Faria (ao centro).
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Professor José Francisco Cavalcante
No dia 7 de agosto, os estudantes da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Professor José Francisco Cavalcante, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, participaram da 25º Bienal do Livro de São Paulo pela segunda vez consecutiva. As alunas Suzana e Thaina, integrantes do projeto Imprensa Jovem, entrevistaram Rodrigo de Faria e Silva, editor chefe da SESI /SENAI-SP Editora.
Durante a entrevista, Rodrigo as contou que a editora em que atua faz uma seleção complexa e organizada dos materiais, o que leva tempo, e que os projetos brutos são analisados minimamente para a seleção dos melhores títulos. “O trabalho de editor, basicamente, é receber o original, receber um texto, e analisar esse texto dentro da pertinência, se eles combinam e se tem uma identidade próxima do catálogo que você está construindo. E se combinar, apontar as falhas que ele tem e que precisam ser corrigidas”, explicou Rodrigo às estudantes. O editor também pontuou as etapas de produção, deixando claro o cuidado que esse trabalho requer desde o projeto gráfico, passando pela ilustração, que usualmente exige um ilustrador que seja familiarizado com o tipo de projeto/orçamento gráfico, impressão e divulgação do livro.
Fazer com que os títulos selecionados sejam absorvidos facilmente pelos leitores não é uma tarefa tão simples. O processo industrial da área editorial faz com que surjam mais etapas durante o desenvolvimento. No decorrer da entrevista, Rodrigo também cedeu suas ideias para futuros autores e/ou editores que estão no processo de descobrimento pessoal sobre seus objetivos profissionais.
Alunos que fizeram a cobertura na Bienal: Da esquerda para a direita Karlos, Maria Eduarda, Thaina, Suzana e Larissa.
A visita com a equipe foi repleta de descobertas e os estudantes voltaram com uma bagagem jornalística enriquecedora. Os conhecimentos adquiridos levaram a maioria dos alunos a repensar suas escolhas profissionais, influenciados pelo contato com os livros e a coragem necessária para fazer as entrevistas e matérias acontecerem.
Participaram da cobertura na Bienal do Livro as estudantes Larissa, Maria Eduarda, Suzana e Thaina e o estudante Karlos, acompanhados pelo Professor Mario Borges, responsável pelo Projeto Imprensa Jovem na escola.
Confira o vídeo da entrevista:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP paga nesta quinta-feira (28) mais DE R$ 212 milhões em prêmio aos servidores da Educação
CEU e COCEU
Aos noves anos, estudante de escola municipal é Campeã Paulista de Xadrez - Sub 10 Feminino
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)
Educação em Direitos Humanos
Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”
Secretaria Municipal de Educação
Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs
Relacionadas
Inscrições abertas para o 14º Prêmio de Educação de Trânsito
Publicado em: 20/03/2024 1h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E
Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação
Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças
Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP
Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”
Publicado em: 15/03/2024 4h26 - em Educação em Direitos Humanos