Notícias

Imagem produzida por estudante da Rede Municipal é destaque nas Redes Sociais

O último recreio” é uma releitura da obra “A última ceia” e surgiu após projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes

Publicado em: 05/08/2020 12h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem de uma mesa larga com pessoas sentadas nela usando uniformes.

O estudante do 7º ano, Daniel dos Santos Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, produziu uma releitura da obra “A última ceia” de Leonardo Da Vinci e ganhou nas redes sociais. Intitulada “O último recreio”, a produção do aluno ganhou destaque nos últimos dias.

A iniciativa teve início com o projeto “Releitura do Renascimento”, ação coordenada pela Professora de História da Unidade, Silvana Maria, ocorreu via plataforma online Google Classroom durante o mês de julho com o objetivo de proporcionar aos estudantes, o conhecimento das obras de grandes artistas renascentistas a partir de um contexto histórico, político, econômico, social e cultural, potencializando o trabalho a partir da visão de mundo de cada estudante, estimulando a criatividade e a sensibilidade.

Na primeira etapa, os estudantes assistiram a um vídeo produzido por uma turma da unidade em 2019, no formato de um jornal, onde estudantes fazem entrevistas e falam sobre obras renascentistas. Após a exibição, as turmas interagiram escrevendo um comentário sobre o que foi assistido.

Dando continuidade ao projeto, cada estudante escolheu uma obra do renascimento e a partir da própria criatividade, visão de mundo e sensibilidade, deveria fazer a releitura da obra escolhida.

Por fim, a última etapa deste trabalho consistiu em assistir novamente ao vídeo citado anteriormente e escolher um dos temas oferecidos para fazer a sua própria apresentação online. Cada estudante pôde se caracterizar como um dos renascentistas e enviar uma foto pela plataforma, produzindo um breve vídeo usando a criatividade para mostrar o que aprendeu.

Conheça outros trabalhos produzidos pelos estudantes neste projeto:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655