Notícias
I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora
Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas EMEFs
Publicado em: 02/05/2016 15h15 | Atualizado em: 04/05/2021Nesta quarta-feira, 27 de abril, Professores Orientadores de Educação Integral – POEIs das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do I Seminário de Professores Orientadores de Educação Integral na Perspectiva da Cidade Educadora. O evento ocorreu no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho e reuniu cerca de 200 educadores.
Para o encontro, foram convocados os POEIs que articulam as ações nas Escolas Municipais da RME. A ação promoveu o diálogo entre os educadores de diferentes territórios de São Paulo sobre conceitos, princípios e ações em Educação Integral em tempo integral. Este foi o primeiro evento dedicado especialmente aos professores que orientam as ações nas escolas.
Foi convidada para palestrar aos presentes a gestora do Centro de Referências em Educação Integral da Associação Cidade Escola Aprendiz, Julia Dietrich. Ela falou sobre os conceitos da Educação Integral, currículo e desenvolvimento integral na perspectiva da Cidade Educadora. Confira o material apresentado por Julia clicando aqui.
O evento também abriu espaço para POEIs e educadores apresentarem as práticas de educação Integral desenvolvidas em duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A POEI Andreia Oliveira Santos, da EMEF José Saramago, expôs, em parceria com o Professor Regente de 1ºano, Renato Fagundes, os trabalhos desenvolvidos no primeiro ano do Ciclo de Alfabetização. Eles falaram sobre as ações em educação ambiental desenvolvidas na EMEF, por meio do trabalho com horta e jardinagem. Os educadores destacaram a importância de fortalecer o trabalho educativo buscando parcerias com outros órgãos públicos, ONGs e, principalmente, a comunidade escolar. Acesse a apresentação exposta por eles.
O Professor Renan Macedo, da EMEF Rubens Paiva, destacou sua trajetória de estudo sobre os conceitos de Educação Integral e a prática desenvolvida em sua unidade. Falou da importância de traçar estratégias que privilegiem o acesso dos educandos aos diferentes espaços da cidade e buscar parcerias com instituições com trabalhos educativos. Clique aqui e confira a material apresentado por Renan.
O evento também contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, da Fátima Antônio, Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica, e Maria Cecília Carlini, Coordenadora da Coordenadoria dos CEUs e da Educação Integral.
Confira as fotos do evento clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: estão abertas as inscrições para pós-graduação Educação em Direitos Humanos em 6 polos dos CEUS
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com oficinas artísticas
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Paraisópolis recebe programação cultural com apresentações, filmes e oficinas para todas as idades
Bom de Prova
Bom de Prova: EMEF promove integração para fortalecer participação nas avaliações externas
Secretaria Municipal de Educação
Circuito SPCine participa da Viradinha com sessões gratuitas nos CEUs para toda a família
Relacionadas

Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal
Publicado em: 07/10/2025 1h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Rede UniCEU: estão abertas as inscrições para pós-graduação Educação em Direitos Humanos em 6 polos dos CEUS
Publicado em: 07/10/2025 11h46 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com oficinas artísticas
Publicado em: 06/10/2025 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

CEU Paraisópolis recebe programação cultural com apresentações, filmes e oficinas para todas as idades
Publicado em: 06/10/2025 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Bom de Prova: EMEF promove integração para fortalecer participação nas avaliações externas
Publicado em: 06/10/2025 2h48 - em Bom de Prova