Notícias

I Seminário de Educação Integral em Tempo Integral

Encontro possibilitou reflexões sobre a construção do currículo de forma integradora

Publicado em: 04/04/2016 11h31 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_ed_int_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, durante todo o dia 2 de março, no auditório da UNINOVE Vergueiro, o I Seminário de Educação Integral em Tempo Integral. A ação teve o objetivo de dar continuidade ao diálogo sobre as ações e articulações desenvolvidas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) participantes do Programa São Paulo Integral.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, da Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Fátima Antonio, e da Diretora da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e Educação Integral, Maria Cecília Carlini.

A mesa de debates foi composta pela Secretária Adjunta e pelas diretoras da COPED e COCEU, além do Profº Dr. Elie George Guimarães Ghanem Júnior, da Universidade de São Paulo (USP) e do diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Duarte de Almeida, José Santos Silveira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera.

sem_ed_integral_740_x_430_meio.jpg

“Nessa reflexão de construção de um projeto de escola de educação integral, a gente não deve importar modelos e nem impor nada. A gente deve construir coletivamente, aproveitando as experiências da rede e as riquezas que já acontecem nas escolas”, enfatizou o Secretário Gabriel Chalita.

Para Emilia Cipriano, a concepção de Educação Integral pede que as escolas participantes rompam com qualquer forma de fragmentação. “É necessário constituir uma rede, uma teia de trocas, de percepção e de leitura de realidades”, ressaltou Emilia.

O professor Elie George palestrou sobre o conceito de Educação Integral a partir de parâmetros filosóficos, históricos e legais. Confira o material apresentado.

O diretor José Santos Silveira falou sobre as experiências da sua escola na construção de um currículo integrador para o funcionamento do Projeto São Paulo Integral. Ele enfatizou que o principal objetivo de todas as ações de sua unidade é promover a qualidade social da educação. Confira a apresentação do diretor José clicando aqui. 

Ao final, Maria Cecília Carlini falou sobre a organização do Programa São Paulo Integral no âmbito da Secretaria e mediou a mesa de debate com a participação dos educadores presentes no seminário. Eles puderam fazer perguntas e considerações sobre as palestras apresentadas e a implantação do projeto na RME.

Imprensa Jovem – A equipe BNE Imprensa Jovem da EMEF. Dr. João Augusto Breves realizou a cobertura do evento. Veja, abaixo, o vídeo.

Veja também

Portaria Nº 7.464, de 03 de dezembro de 2015, que institui o programa “São Paulo Integral”

Documento orientador do Programa “São Paulo Integral”
 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299