Notícias

I Encontro de Estudantes do “#Tamojunto” de Santo Amaro e Cidade Ademar

Evento buscou ouvir os alunos do Programa

Publicado em: 30/12/2015 10h43 | Atualizado em: 30/11/2020
tamo_junto_sm_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou no dia 4 de dezembro, o I Encontro de Estudantes do “#Tamojunto” de Santo Amaro e Cidade Ademar, no auditório da DRE Santo Amaro.

O encontro teve como objetivo principal escutar os relatos e opiniões dos alunos sobre o programa. Através de apresentações de teatro e música, os estudantes demonstraram o seu aprendizado sobre o tema e abordaram sua participação na transformação do cenário atual, em relação às drogas e outras situações a que estão expostos.

Estiveram presentes coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, a Dra. Maria Luíza, Supervisora Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar, Ricardo Marcolino e Maria Helena, Coordenadores do Programa Saúde Escolar, dentre outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a equipe da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) da DRE Santo Amaro.

Para Aparecida Sonvesso, articuladora do #Tamojunto pela DRE Santo Amaro, o encontro “objetivou uma escuta atenta desses importantes atores para a transformação do cenário atual com relação às drogas e outras situações de risco a que estão expostos. Também oportunizou um espaço para o protagonismo e autoria dos estudantes. Dessa forma, ouvi-los foi primordial para uma completa avaliação dos impactos do programa na perspectiva do empoderamento desses jovens e suas habilidades de arbítrio frente à vida”.

#TamoJunto – Este é um programa desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.

Em uma primeira etapa participam os professores do 8º ano do Ensino Fundamental, que recebem capacitação que permitirá instrumentalizar os educandos com habilidades e recursos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

Após as formações, os Educadores promovem discussões entre os alunos, em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de stress que podem levar adolescentes a usarem drogas. O Programa fortalece diversos fatores de proteção, como bem estar psicológico e bom relacionamento com os pais, que tornam os alunos menos vulneráveis ao uso de drogas e a outros comportamentos negativos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310