Notícias

Horta se torna sala de aula na EMEBS Helen Keller

Projeto Horta Orgânica auxilia crianças a aprender, na prática, o que conhecem nos livros

Publicado em: 21/12/2017 13h25 | Atualizado em: 30/11/2020

horta_helen_keller_740_x_430.jpg

Com orientação de um pai de ex-aluno, o senhor José, o Projeto Horta Orgânica existe há sete anos na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Helen Keller, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga. Composta por 12 canteiros, a horta possui compostagem – restos orgânicos de frutas e folhas – e um minhocário para a produção de adubo orgânico para o plantio.

Segundo a equipe docente, a finalidade da iniciativa é “abordar os conteúdos de Ciências de forma prática e despertar hábitos de alimentação saudável”. No final de todo o processo, os alimentos produzidos, que vão desde temperos até frutas, são utilizados durante o preparo das refeições.

Com a participação de toda a comunidade escolar, os professores revezam as turmas. Todos os alunos participam das diversas etapas desde a preparação para o plantio, cuidados para irrigar e colheita até a produção para as disciplinas da escola, fora da aula de Ciências. De acordo com os docentes da EMEBS, a colheita da escarola proporcionou uma aula sobre pesos e medidas e a elaboração de uma receita de esfiha de escarola, uma abordagem na aula de Português sobre gêneros literários.

Ainda segundo a equipe da EMEBS, a iniciativa, subsidiada com recursos próprios da APM, ou seja, com a contribuição voluntária das famílias, ensina o valor do trabalho comunitário, pois ensina o valor do trabalho comunitário, pois pais, alunos e funcionários da escola precisam se empenhar e dar sua cota de contribuição para colher os frutos.

Confira a galeria de fotos aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI - Módulo II

Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI – Módulo II

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo - Construção Curricular

Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo – Construção Curricular

Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana

Autoavaliação institucional participativa

Publicado em: 20/04/2016 3h32 - em Educação Infantil

2ª Jornada pela Democracia na DRE Pirituba

Jornada pela Democracia nos CEUs da DRE Pirituba

Publicado em: 20/04/2016 12h32 - em CEU e COCEU

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

Publicado em: 20/04/2016 10h55 - em CEU e COCEU

1 1.321 1.322 1.323 1.324 1.325 1.515