Notícias

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática

Publicado em: 20/04/2016 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

encontro_drecl_740_x_430.jpg

No dia 08 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, a Divisão Pedagógica (DIPED)/Grupo focal Infâncias da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo promoveu um encontro com Coordenadoras e Coordenadores Pedagógicos e Professoras e Professores de Centros de Educação Infantil (CEIs) diretos e indiretos, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) para dar continuidade às discussões sobre o documento: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática. Para dar início aos trabalhos o grupo contou com a colaboração da Dra. Daniele Pechuti Kowalewski, professora e pesquisadora nas áreas de Filosofia, Sociologia e Educação, que abordou de forma filosófica as bases da democracia: “democracia é muito mais que conceito, mas sim práticas democráticas, o direito a voz perpassa a função biológica do ouvir, pois só é de fato concretizado quando se decide junto”, explicou Daniele.

Após a palestra houve a apresentação de três unidades de educação infantil que estão no processo de implantação de práticas democráticas. A primeira foi a coordenadora pedagógica Heloisa, da EMEI Profª Alaíde Bueno Rodrigues, que relatou que após o processo de avaliação dos indicadores sua unidade percebeu a necessidade de implementar no Projeto Pedagógico questões relativas à Dimensão 5 – Relações étnico-raciais e de gênero. Em seguida foi apreciado o relato da diretora Zélia, do CEI conveniado Jardim Eledy, que apresentou o projeto realizado em sua unidade que visa conhecer as famílias dos bebês e crianças, por meio de visitas às casas delas, tendo como referência a Dimensão 7 – Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo. Para finalizar a professora Cláudia e a diretora Elaine, do CEI Mario Pereira Costa – DRE Guaianases, compartilharam com os presentes o projeto Àgora: ocupações infantis dos processos de escolha e tomada de decisão a cerca da rotina e do currículo, a partir da escuta da turma do mini-grupo II, utilizando a metodologia de assembleia, a professora e a equipe gestora promoveram ações de acordo com as decisões tomadas em conjunto com as crianças.

O encontro foi concluído com um diálogo entre os participantes e as palestrantes. “Esse momento fomentou na DRE Campo Limpo a percepção de que o processo de avaliação requer um uma escuta sensível e uma abertura constante para realização de práticas democráticas nos ambientes escolares”, ressaltou Flávia Viana de Oliveira, integrante de DIPED.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212