Notícias

Horta pedagógica e comunitária na EMEF Almeida Junior

Iniciativa envolve gestão, professores, estudantes, pais e comunidade com o objetivo de promover conscientização ambiental

Publicado em: 17/10/2018 14h33 | Atualizado em: 30/11/2020

almeida_junior_principal_740X430.jpg

No último dia 20 de setembro, foram realizados os plantios de árvores frutíferas como pitanga, laranjeira, limoeiro, grumixama, cabeludinha, tamarindo, abacateiro, aceroleira e parreira de uvas na horta pedagógica desenvolvida desde o início deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Almeida Júnior, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro.

O projeto de horta pedagógica comunitária tem o objetivo de fazer gestores, professores, estudantes, pais e responsáveis vivenciarem questões ligadas ao meio ambiente. A iniciativa envolve cerca de 250 estudantes de todas as turmas do período da manhã, do 1º ao 5º ano, mas esses números crescem a cada dia com mais salas aderindo ao plantio.

A unidade escolar é localizada às margens da represa de Guarapiranga, responsável por um terço do abastecimento de água de toda a cidade de São Paulo. Baseadas nesse dado estatístico, a Coordenadora Pedagógica, Rosana Cognolato e a diretora da EMEF, Lia dos Santos, criaram a ação com o objetivo de estimular a conscientização ambiental. “O consumismo soma-se à degradação do meio ambiente de forma recorrente, silenciosa e validada pela expansão imobiliária. Há necessidade de maior integração do ser humano com o ambiente, uma das formas disto ocorrer é por meio de projetos realizados na escola”, observa Rosana.

O pontapé inicial aconteceu em um mutirão no meio do ano letivo que reuniu estudantes, pais, professores, funcionários e dois grafiteiros voluntários, os irmãos Siameses Crew, para enfeitar os muros da EMEF.

Para ajudar na ação de implantação da horta, a escola contou com o curso “Hortas Pedagógicas”, oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Paulista de Gestores Ambientais (APGAM) com patrocínio da Fundação Branco do Brasil e assessoria do gestor ambiental, Diego Blum. Além da formação, a unidade recebeu insumos e materiais para preparar a terra. A iniciativa também contou com a participação do voluntário Helder Girolamo Scantamburlo, do projeto “Arca de Não é”, que trata sobre educação no meio ambiente e conservação da biodiversidade vegetal. Ele trouxe para a horta sementes, hortaliças e pancs (plantas comestíveis não convencionais).

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641