Notícias

Google e Microsoft promovem formação para 80 mil professores da rede municipal de São Paulo

Aulas à distância serão iniciadas após período de planejamento dos professores e diretores. Materiais impressos chegarão na casa dos estudantes

Publicado em: 13/04/2020 20h36 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem mostra pessoas usando computadores sobre livros, ao redor elementos que representam internet, ideia, mensagem e configurações

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Microsoft e Google estão promovendo uma formação on-line que acontece nesta terça-feira (14) na plataforma digital das empresas.

O encontro virtual acontecerá em dois horários, pela manhã e a tarde e será focado em times diferentes. Primeiro, os gestores das unidades de ensino aprenderão a utilizar a ferramenta Teams, para que façam uso da ferramenta no acompanhamento de suas equipes O curso acontecerá entre às 9h e 11h30.

Já a plataforma Google Sala de Aula, será apresentada para mais de 80 mil professores, em uma live que acontecerá em dois horários, entre 9h e 10h30 e 14h e 15h30. O material será transmitido nesse link: https://bit.ly/CursoRME

Com o fim do recesso na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, os professores retornam às suas atividades profissionais a partir desta segunda-feira (13). Considerando a situação da pandemia de Covid-19 (Coronavírus) na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), observando as resoluções legais e a Instrução Normativa SME nº 15/2020, esclarece alguns pontos dessa regulamentação e propõe uma rotina de atividades para os primeiros dias de retorno.

Nesse sentido, visando à garantia de aprendizagem dos estudantes, o “Volta às aulas virtual” prevê que as ações nos três primeiros dias desta semana (13 a 15 de abril) sejam dedicadas a reuniões virtuais das equipes gestora, docente e de apoio, privilegiando plataformas on-line que contemplem os envolvidos na atividade.

Após o término deste período, na quinta e sexta-feira, as unidades educacionais podem se organizar para momentos de aulas inaugurais, cujos temas podem se desdobrar a partir de assuntos, tais como: rotina de estudos, segurança digital, programas de TV e pandemia.

Materiais Impressos

A Secretaria Municipal de Educação disponibiliza a partir de segunda-feira (13), para consulta e download, os materiais de estudo que acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Denominados Trilhas de Aprendizagens, os 14 cadernos foram elaborados por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os conteúdos são destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material online estará disponível no Portal da SME.

Os Cadernos Trilhas de Aprendizagens chegarão impressos às casas dos estudantes via Correios. Eles foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses.

 

Volta As Aulas Virtual

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.661