Notícias

Formação em Linguagens Digitais promove participação na Educação Infantil

Curso realizado em agosto no CEU CEI Capão Redondo

Publicado em: 16/11/2017 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

Formacao_Linguagens_Digitais_promove_participacao_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o objetivo de promover a construção de novas formas de ensinar e aprender por meio das linguagens digitais desde os primeiros anos de escolarização, ofertou o segundo módulo do curso Linguagens Digitais na Educação Infantil durante o mês de agosto no Centro de Educação Infantil (CEI) do Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo.

No curso, os educadores infantis exploraram softwares e interfaces buscando a ampliação de possibilidades infantis de expressão, comunicação e criação, de organização do pensamento, de convivência e do brincar.

Segundo a formadora do curso, Cristina Barroco, da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o uso de diferentes tecnologias (computadores, notebooks, microfones, projetores) e diferentes e múltiplas linguagens (jogos interativos, Power Point, Movie Maker, Stop Motion), os professores se instrumentalizaram para produzir registros, preparar e enriquecer suas aulas.

A professora Gláucia Maciel e sua coordenadora pedagógica, Cristiane Lima do Nascimento, do CEU CEI Capão Redondo, participantes do curso, não perderam tempo para por em prática o aprendizado adquirido logo que experimentaram os recursos do Power Point. A professora Gláucia, a partir da temática sugerida por sua coordenadora, criou um jogo interativo para o Mini Grupo I. Depois a Coordenadora Pedagógica Cristiane preparou o ambiente (sala de leitura da unidade, projetor e telão) para a experimentação do jogo com as crianças. Tratava-se de um jogo da memória indígena onde os pequenos tinham que apontar na “tela” a opção desejada.

“No princípio eu chamei um de cada vez para ir até o telão e apontar o local da figura. Eles aparentavam medo diante aquele novo desafio. Aos poucos, com incentivo, foram perdendo a insegurança e manifestando prazer. Jogamos duas vezes para compreenderem a dinâmica. Na terceira vez, estavam craques”, conta a professora Gláucia Maciel.

“Assim que terminamos o test-drive com a turma da Gláucia, não perdi tempo em convidar outros grupos para provarem o jogo. Vieram outras turmas também. As crianças ficaram encantadas! Tocavam no telão como se ele fosse touch screen”, relata a Coordenadora Pedaógica Cristiane Lima do Nascimento.

A experiência foi avaliada no encontro seguinte do curso. A formadora Cristina Barroco conta que ficou muitíssimo satisfeita com o resultado. “O propósito da formação é esse, dessas linguagens chegarem até as crianças. É o princípio do pensamento computacional”, diz Cristina.

Tanto a professora Gláucia quanto a coordenadora Cristiane ficaram felizes com o experimento e já estão planejando outros jogos.

Ambas perceberam que além de promoverem a participação ativa das crianças, propiciam a interação, pois quem estava à frente era motivado pelos demais, e o protagonismo infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um trem de brinquedo de madeira. A primeira e a última parte são vagões ao centro, uma parte é a letra A em vermelho, outra a letra E em verde e outra a letra L em amarelo é

Academias Estudantis de Letras realizam mostra cultural online

Publicado em: 20/10/2021 8h00 - em Academia Estudantil de Letras

Imagem de um braço e uma mão segurando uma vacina para aplicar.

SME participa da Campanha Municipal de Multivacinação

Publicado em: 19/10/2021 2h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com quatro imagens . No primeiro quadrante de cima para baixo, da esquerda para direita: em fundo preto imagem de seis coroas coloridas feitas de fitas e missangas; no segundo quadrante a imagem do rosto de uma mulher negra, ela usa turbante dourado; no terceiro quadrante, vários frascos de perfumes com imagens e flores dentro deles; e no último há uma escultura.
Fotografia de uma professora e seus estudantes da EMEI sentados sobre uma toalha xadrez verde. Eles estão em um piquenique na área externa com grama, folhas secas e árvores. Ao fundo um homem está em pé, ele usa roupas e luvas verdes.

EMEI Parque Brasil inaugura o Bosque Arco-Íris

Publicado em: 19/10/2021 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

print da tela do encontro de escuta ativa do dia 18/10/21

Servidores das DREs Ipiranga e Guaianases participam de seminário no Ciclo de Escuta Ativa

Publicado em: 18/10/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.200