Notícias

Formação em Linguagens Digitais promove participação na Educação Infantil

Curso realizado em agosto no CEU CEI Capão Redondo

Publicado em: 16/11/2017 16h12 | Atualizado em: 30/11/2020

Formacao_Linguagens_Digitais_promove_participacao_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o objetivo de promover a construção de novas formas de ensinar e aprender por meio das linguagens digitais desde os primeiros anos de escolarização, ofertou o segundo módulo do curso Linguagens Digitais na Educação Infantil durante o mês de agosto no Centro de Educação Infantil (CEI) do Centro Educacional Unificado (CEU) Capão Redondo.

No curso, os educadores infantis exploraram softwares e interfaces buscando a ampliação de possibilidades infantis de expressão, comunicação e criação, de organização do pensamento, de convivência e do brincar.

Segundo a formadora do curso, Cristina Barroco, da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Campo Limpo, com o uso de diferentes tecnologias (computadores, notebooks, microfones, projetores) e diferentes e múltiplas linguagens (jogos interativos, Power Point, Movie Maker, Stop Motion), os professores se instrumentalizaram para produzir registros, preparar e enriquecer suas aulas.

A professora Gláucia Maciel e sua coordenadora pedagógica, Cristiane Lima do Nascimento, do CEU CEI Capão Redondo, participantes do curso, não perderam tempo para por em prática o aprendizado adquirido logo que experimentaram os recursos do Power Point. A professora Gláucia, a partir da temática sugerida por sua coordenadora, criou um jogo interativo para o Mini Grupo I. Depois a Coordenadora Pedagógica Cristiane preparou o ambiente (sala de leitura da unidade, projetor e telão) para a experimentação do jogo com as crianças. Tratava-se de um jogo da memória indígena onde os pequenos tinham que apontar na “tela” a opção desejada.

“No princípio eu chamei um de cada vez para ir até o telão e apontar o local da figura. Eles aparentavam medo diante aquele novo desafio. Aos poucos, com incentivo, foram perdendo a insegurança e manifestando prazer. Jogamos duas vezes para compreenderem a dinâmica. Na terceira vez, estavam craques”, conta a professora Gláucia Maciel.

“Assim que terminamos o test-drive com a turma da Gláucia, não perdi tempo em convidar outros grupos para provarem o jogo. Vieram outras turmas também. As crianças ficaram encantadas! Tocavam no telão como se ele fosse touch screen”, relata a Coordenadora Pedaógica Cristiane Lima do Nascimento.

A experiência foi avaliada no encontro seguinte do curso. A formadora Cristina Barroco conta que ficou muitíssimo satisfeita com o resultado. “O propósito da formação é esse, dessas linguagens chegarem até as crianças. É o princípio do pensamento computacional”, diz Cristina.

Tanto a professora Gláucia quanto a coordenadora Cristiane ficaram felizes com o experimento e já estão planejando outros jogos.

Ambas perceberam que além de promoverem a participação ativa das crianças, propiciam a interação, pois quem estava à frente era motivado pelos demais, e o protagonismo infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
1 2 3 1.262