Notícias

Formação continuada com professores de Arte e gestores da EJA

O encontro forneceu ideias de atividades que podem ser praticadas em sala de aula.

Publicado em: 11/11/2015 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_continuada_artes_eja.jpg

O Departamento de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional (DRE) São Mateus realizou no dia 29 de outubro, a formação para os gestores e os professores de Arte que dão aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dessa formação foi de auxiliar os professores com ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.

Hélio Dauto Santos Brasileiro formador do DOT – EJA e a Arte Educadora Cássia Fernandes visitaram a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro” que aconteceu na Oca – Parque Ibirapuera. Os formadores elaboraram um projeto inspirado na exposição para ser trabalhado nas salas de aula da EJA.

A partir desse conteúdo, a professora Cássia Fernandes ministrou a formação. Para estimular novas ideias aos professores, a palestrante exibiu projetos realizados com seus alunos, como as “Xícaras Autobiográficas”, que foram personalizadas com materiais que identificasse a particularidade de cada um. Outros exemplos foram mostrados, como trabalhos de arte realizados pelos alunos, com tecido e papéis de bombons, e também esculturas em sabão de pedra. Na sequência aplicou uma atividade intitulada “Percurso Criativo”, relacionada com os materiais de Arte fornecidos pelos museus de São Paulo. A sala foi divida em três grupos que precisaram criar uma sequência didática.

A professora de arte Patrícia Nelli Canever, e a professora Alessandra de Souza do CIEJA Iguatemi, declararam que seus alunos se mostraram mais abertos para atividades relacionadas à arte. Patrícia relata que a excursão ao Museu Afro Brasil quebrou paradigmas. “Muitos deles tinham preconceitos com a cultura africana, principalmente com a religião, mas depois do passeio, eles perceberam que tem muita coisa envolvendo a cultura africana”, evidenciou Patrícia.

Durante a formação também aconteceu um sorteio, no qual foram distribuídos aos ganhadores livros do Museu Lasar Segall e pranchas – imagens de obras de arte – da Pinacoteca de São Paulo.

Acompanhe as fotos da formação clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (4)

SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais 

Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.674