Notícias

Formação continuada com professores de Arte e gestores da EJA

O encontro forneceu ideias de atividades que podem ser praticadas em sala de aula.

Publicado em: 11/11/2015 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_continuada_artes_eja.jpg

O Departamento de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional (DRE) São Mateus realizou no dia 29 de outubro, a formação para os gestores e os professores de Arte que dão aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dessa formação foi de auxiliar os professores com ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.

Hélio Dauto Santos Brasileiro formador do DOT – EJA e a Arte Educadora Cássia Fernandes visitaram a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro” que aconteceu na Oca – Parque Ibirapuera. Os formadores elaboraram um projeto inspirado na exposição para ser trabalhado nas salas de aula da EJA.

A partir desse conteúdo, a professora Cássia Fernandes ministrou a formação. Para estimular novas ideias aos professores, a palestrante exibiu projetos realizados com seus alunos, como as “Xícaras Autobiográficas”, que foram personalizadas com materiais que identificasse a particularidade de cada um. Outros exemplos foram mostrados, como trabalhos de arte realizados pelos alunos, com tecido e papéis de bombons, e também esculturas em sabão de pedra. Na sequência aplicou uma atividade intitulada “Percurso Criativo”, relacionada com os materiais de Arte fornecidos pelos museus de São Paulo. A sala foi divida em três grupos que precisaram criar uma sequência didática.

A professora de arte Patrícia Nelli Canever, e a professora Alessandra de Souza do CIEJA Iguatemi, declararam que seus alunos se mostraram mais abertos para atividades relacionadas à arte. Patrícia relata que a excursão ao Museu Afro Brasil quebrou paradigmas. “Muitos deles tinham preconceitos com a cultura africana, principalmente com a religião, mas depois do passeio, eles perceberam que tem muita coisa envolvendo a cultura africana”, evidenciou Patrícia.

Durante a formação também aconteceu um sorteio, no qual foram distribuídos aos ganhadores livros do Museu Lasar Segall e pranchas – imagens de obras de arte – da Pinacoteca de São Paulo.

Acompanhe as fotos da formação clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301