Notícias

Formação continuada com professores de Arte e gestores da EJA

O encontro forneceu ideias de atividades que podem ser praticadas em sala de aula.

Publicado em: 11/11/2015 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_continuada_artes_eja.jpg

O Departamento de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional (DRE) São Mateus realizou no dia 29 de outubro, a formação para os gestores e os professores de Arte que dão aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dessa formação foi de auxiliar os professores com ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.

Hélio Dauto Santos Brasileiro formador do DOT – EJA e a Arte Educadora Cássia Fernandes visitaram a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro” que aconteceu na Oca – Parque Ibirapuera. Os formadores elaboraram um projeto inspirado na exposição para ser trabalhado nas salas de aula da EJA.

A partir desse conteúdo, a professora Cássia Fernandes ministrou a formação. Para estimular novas ideias aos professores, a palestrante exibiu projetos realizados com seus alunos, como as “Xícaras Autobiográficas”, que foram personalizadas com materiais que identificasse a particularidade de cada um. Outros exemplos foram mostrados, como trabalhos de arte realizados pelos alunos, com tecido e papéis de bombons, e também esculturas em sabão de pedra. Na sequência aplicou uma atividade intitulada “Percurso Criativo”, relacionada com os materiais de Arte fornecidos pelos museus de São Paulo. A sala foi divida em três grupos que precisaram criar uma sequência didática.

A professora de arte Patrícia Nelli Canever, e a professora Alessandra de Souza do CIEJA Iguatemi, declararam que seus alunos se mostraram mais abertos para atividades relacionadas à arte. Patrícia relata que a excursão ao Museu Afro Brasil quebrou paradigmas. “Muitos deles tinham preconceitos com a cultura africana, principalmente com a religião, mas depois do passeio, eles perceberam que tem muita coisa envolvendo a cultura africana”, evidenciou Patrícia.

Durante a formação também aconteceu um sorteio, no qual foram distribuídos aos ganhadores livros do Museu Lasar Segall e pranchas – imagens de obras de arte – da Pinacoteca de São Paulo.

Acompanhe as fotos da formação clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.431