Notícias

Formação continuada com professores de Arte e gestores da EJA

O encontro forneceu ideias de atividades que podem ser praticadas em sala de aula.

Publicado em: 11/11/2015 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_continuada_artes_eja.jpg

O Departamento de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional (DRE) São Mateus realizou no dia 29 de outubro, a formação para os gestores e os professores de Arte que dão aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dessa formação foi de auxiliar os professores com ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.

Hélio Dauto Santos Brasileiro formador do DOT – EJA e a Arte Educadora Cássia Fernandes visitaram a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro” que aconteceu na Oca – Parque Ibirapuera. Os formadores elaboraram um projeto inspirado na exposição para ser trabalhado nas salas de aula da EJA.

A partir desse conteúdo, a professora Cássia Fernandes ministrou a formação. Para estimular novas ideias aos professores, a palestrante exibiu projetos realizados com seus alunos, como as “Xícaras Autobiográficas”, que foram personalizadas com materiais que identificasse a particularidade de cada um. Outros exemplos foram mostrados, como trabalhos de arte realizados pelos alunos, com tecido e papéis de bombons, e também esculturas em sabão de pedra. Na sequência aplicou uma atividade intitulada “Percurso Criativo”, relacionada com os materiais de Arte fornecidos pelos museus de São Paulo. A sala foi divida em três grupos que precisaram criar uma sequência didática.

A professora de arte Patrícia Nelli Canever, e a professora Alessandra de Souza do CIEJA Iguatemi, declararam que seus alunos se mostraram mais abertos para atividades relacionadas à arte. Patrícia relata que a excursão ao Museu Afro Brasil quebrou paradigmas. “Muitos deles tinham preconceitos com a cultura africana, principalmente com a religião, mas depois do passeio, eles perceberam que tem muita coisa envolvendo a cultura africana”, evidenciou Patrícia.

Durante a formação também aconteceu um sorteio, no qual foram distribuídos aos ganhadores livros do Museu Lasar Segall e pranchas – imagens de obras de arte – da Pinacoteca de São Paulo.

Acompanhe as fotos da formação clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professor

Servidores da educação podem solicitar o adiantamento do 13°

Publicado em: 15/01/2026 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Leve Leite Codae

Mudança na entrega do Leve Leite reduz em 36% as reclamações de não recebimento em São Paulo

Publicado em: 14/01/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Kit Material E Uniforme
Maes Gae Criança Plantando Codae

Prefeitura de São Paulo abre 320 vagas para mães atuarem na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 13/01/2026 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

professora em sala de aula

SME divulga classificação prévia dos professores inscritos para contratação temporária

Publicado em: 12/01/2026 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.616