Notícias

Festa Junina da EJA EMEF Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz

Atividade resulta do trabalho de estudo sobre o “Bumba meu boi” e exercita o trabalho coletivo

Publicado em: 10/07/2018 18h27 | Atualizado em: 30/11/2020

festa_eja_740x430.jpg

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz realizaram no sábado, 23 de junho, a apresentação do “Bumba meu boi” durante a festa junina para toda comunidade escolar.

O trabalho desenvolvido a partir do projeto “EJA em movimento” teve o objetivo de vivenciar e celebrar com os jovens e adultos os aspectos da cultura nacional, exercitar o trabalho coletivo para trazer à tona o potencial de cada estudante e refletir, através do lúdico, a carga simbólica do boi do Maranhão na cultura popular inserida no ciclo da natureza: nascer, viver e morrer.

Antes das apresentações, ocorreram os levantamentos dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto em foco, exposições de slides sobre cultura popular, apreciação de documentários, divisão das tarefas, ensaios da dança e encenação e visita ao Roupeiro da Prefeitura de São Paulo para a elaboração do cenário, do figurino e do boi. Os estudantes e professores da modalidade EJA participaram de todas as etapas do projeto até a apresentação final.

“Certamente os alunos saíram mais confiantes e orgulhosos de terem participado do nascimento do Boi Luz da EJA e apresentado o seu trabalho para a comunidade”, afirma a professora Elis Costa.

Na sexta-feira, 29 de junho, os estudantes também realizaram a festa junina com apresentação do “Bumba meu boi” só para os alunos da Unidade.

EJA em movimento

No projeto EJA em movimento são desenvolvidas atividades diferenciadas nas sextas-feiras, como rodas de conversa, CinePipocaFigueiredo, oficinas de compostagem e adubação orgânica, jogos de matemática e de português, entre outras ações.

Acesse a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.

SME abre inscrições para contratação temporária de professores

Publicado em: 08/08/2022 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Publicado em: 08/08/2022 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com o fundo de terra, no centro a muda de uma planta com duas folhas verdes e, ao seu redor, as mão de três pessoas formando um círculo ao seu redor, sobre um pequeno monte de terra.
Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.260