Notícias

Festa Junina da EJA EMEF Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz

Atividade resulta do trabalho de estudo sobre o “Bumba meu boi” e exercita o trabalho coletivo

Publicado em: 10/07/2018 18h27 | Atualizado em: 30/11/2020

festa_eja_740x430.jpg

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz realizaram no sábado, 23 de junho, a apresentação do “Bumba meu boi” durante a festa junina para toda comunidade escolar.

O trabalho desenvolvido a partir do projeto “EJA em movimento” teve o objetivo de vivenciar e celebrar com os jovens e adultos os aspectos da cultura nacional, exercitar o trabalho coletivo para trazer à tona o potencial de cada estudante e refletir, através do lúdico, a carga simbólica do boi do Maranhão na cultura popular inserida no ciclo da natureza: nascer, viver e morrer.

Antes das apresentações, ocorreram os levantamentos dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto em foco, exposições de slides sobre cultura popular, apreciação de documentários, divisão das tarefas, ensaios da dança e encenação e visita ao Roupeiro da Prefeitura de São Paulo para a elaboração do cenário, do figurino e do boi. Os estudantes e professores da modalidade EJA participaram de todas as etapas do projeto até a apresentação final.

“Certamente os alunos saíram mais confiantes e orgulhosos de terem participado do nascimento do Boi Luz da EJA e apresentado o seu trabalho para a comunidade”, afirma a professora Elis Costa.

Na sexta-feira, 29 de junho, os estudantes também realizaram a festa junina com apresentação do “Bumba meu boi” só para os alunos da Unidade.

EJA em movimento

No projeto EJA em movimento são desenvolvidas atividades diferenciadas nas sextas-feiras, como rodas de conversa, CinePipocaFigueiredo, oficinas de compostagem e adubação orgânica, jogos de matemática e de português, entre outras ações.

Acesse a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283