Notícias

Festa Junina da EJA EMEF Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz

Atividade resulta do trabalho de estudo sobre o “Bumba meu boi” e exercita o trabalho coletivo

Publicado em: 10/07/2018 18h27 | Atualizado em: 30/11/2020

festa_eja_740x430.jpg

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz realizaram no sábado, 23 de junho, a apresentação do “Bumba meu boi” durante a festa junina para toda comunidade escolar.

O trabalho desenvolvido a partir do projeto “EJA em movimento” teve o objetivo de vivenciar e celebrar com os jovens e adultos os aspectos da cultura nacional, exercitar o trabalho coletivo para trazer à tona o potencial de cada estudante e refletir, através do lúdico, a carga simbólica do boi do Maranhão na cultura popular inserida no ciclo da natureza: nascer, viver e morrer.

Antes das apresentações, ocorreram os levantamentos dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto em foco, exposições de slides sobre cultura popular, apreciação de documentários, divisão das tarefas, ensaios da dança e encenação e visita ao Roupeiro da Prefeitura de São Paulo para a elaboração do cenário, do figurino e do boi. Os estudantes e professores da modalidade EJA participaram de todas as etapas do projeto até a apresentação final.

“Certamente os alunos saíram mais confiantes e orgulhosos de terem participado do nascimento do Boi Luz da EJA e apresentado o seu trabalho para a comunidade”, afirma a professora Elis Costa.

Na sexta-feira, 29 de junho, os estudantes também realizaram a festa junina com apresentação do “Bumba meu boi” só para os alunos da Unidade.

EJA em movimento

No projeto EJA em movimento são desenvolvidas atividades diferenciadas nas sextas-feiras, como rodas de conversa, CinePipocaFigueiredo, oficinas de compostagem e adubação orgânica, jogos de matemática e de português, entre outras ações.

Acesse a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de reunião entre SME e sindicatos representativos da Rede Municipal de Ensino.

SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos

Publicado em: 21/07/2025 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Abertura Copa América Rugby Cadeira Rodas

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito

Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração Da Emei Gilda Figueiredo Portugal Gouvea Marca Volta às Aulas Na Rede Municipal

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista

Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.543